Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-03-2008

SECÇÃO: Espaço Europeu

Menos formalidades para os transportes

foto
O Parlamento Europeu adoptou uma proposta da Comissão Europeia que visa suprimir encargos inúteis para as empresas de transporte. Estas empresas deixarão assim de ter de conservar vários documentos de transporte distintos para indicar, por exemplo, os pontos de passagem de fronteiras, os itinerários a seguir ou as distâncias percorridas. Por outro lado, as informações sobre os fluxos de transporte intracomunitários, tais como o nome e os contactos do expedidor, a natureza e o peso das mercadorias e o local de destino passam a ser recolhidas através de outros meios disponíveis.
A proposta regula igualmente as restantes obrigações de informação pelas convenções internacionais vigentes nesta área e facilita o trabalho das empresas de transporte ao autorizá-las a utilizar meios mais simples para conservar a documentação. Esta simplificação aplica-se a mais de 300 000 empresas de transporte de toda a Europa, das quais a maioria são pequenas e médias empresas (PME).

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.