Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-03-2008

SECÇÃO: Informação

AUTARQUIA APOIA CULTURA E DESPORTO

Sob a Presidência do Eng.º Joaquim Barreto reuniu no dia 28 de Fevereiro, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Segundo informação divulgada, dos assuntos tratados o destaque foi para a decisão do executivo municipal em prosseguir com o apoio às colectividades e agremiações concelhias, fomentando desta forma, o seu dinamismo sócio-cultural, económico, recreativo e desportivo.
Um apoio às comunidades, que proporciona condições à ocupação salutar dos tempos livres, por parte das camadas mais jovens da população, através de processos de aprendizagem.
Banda Cabeceirense aposta na formação musical

A autarquia decidiu atribuir à Banda Cabeceirense, um apoio financeiro no valor de 19.154 euros, destinado à formação musical dos cerca de quarenta jovens que, de forma gratuita, frequentam a sua Escola de Música. Esta verba será distribuída equitativamente ao longo do ano, a partir do corrente mês.
Recorde-se que a Banda Cabeceirense, fundada em 1820, é uma das colectividades mais antigas do concelho, contribuindo há muito para a divulgação musical na nossa terra. A Banda tem participado nos últimos 180 anos, nas maiores romarias do norte do país, bem como, em festivais de bandas filarmónicas, concertos, teatros, desfiles e recepções às mais altas individualidades.
O prestígio alcançado deve-se à sua qualidade, empenhamento e postura exemplar adoptados em todas as suas actuações, atraindo uma grande afluência de público nos seus concertos e fazendo desta filarmónica uma das melhores do Norte de Portugal.

Folklorique Portugais de Rives organiza Festival Folclórico

O executivo decidiu apoiar financeiramente o Folklorique Portugais de Rives, atribuindo-lhe a quantia de 3000,00 Euros, para ajudar a custear as despesas inerentes ao Festival Folclórico que esta colectividade de emigrantes portugueses maioritariamente Cabeceirenses, a residir na região de Grenoble, em França, vai realizar no próximo dia 27 de Abril. Trata-se de um evento que visa promover o folclore e divulgar a cultura portuguesa naquela comunidade, ao mesmo tempo que proporciona aos emigrantes o contacto com as suas raízes culturais e etnográficas. Ao que apuramos, esta iniciativa contará com a presença do Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, que ali se deslocará para participar na iniciativa e promover o folclore e a etnografia local. Recorde-se ainda que fruto do intercâmbio sócio-cultural estabelecido entre as comunidades, o Município de Rives encetou em 2007, com a freguesia de Refojos, deste concelho, um processo de geminação, que se espera ver concluído em breve.

Formação Desportiva recebe apoio

A Câmara Municipal na sua reunião, decidiu também, apoiar financeiramente o Atlético Cabeceirense, como forma de fomentar o desporto nas camadas mais jovens da população, através do desenvolvimento de actividades desportivas e formativas. Assim, foram atribuídos 37.410 Euros, que serão entregues ao longo do ano em três tranches previamente acordadas.
Recorde-se que o Atlético Cabeceirense é uma das colectividades de maior prestígio no concelho que desenvolve a sua actividade formativa com os juniores, juvenis, iniciados e escolinhas. Este Clube recebeu ainda um apoio de 22.197 euros a fasear em quatro parcelas, destinado à conservação e manutenção do relvado, balneários e bancadas do Estádio Municipal.

EB 2,3 de Arco de Baúlhe agradece

O executivo registou nesta reunião, o agradecimento enviado pela EB 2,3 de Arco de Baúlhe, no âmbito do apoio prestado pela Autarquia aquando da realização do Cortejo de Carnaval das escolas que envolveu centenas de crianças daquele agrupamento e respectiva comunidade educativa.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.