Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-03-2008

SECÇÃO: Concelho em acção

BUCOS
PAVIMENTAÇÃO EM CUBOS DE GRANITO DO LARGO DA SENHORA DOS CAMINHOS

foto
O Largo da Senhora dos Caminhos, em Balteiro, desta freguesia, foi recentemente beneficiado com a sua pavimentação em cubos de granito, numa área que abrange cerca de 400 metros quadrados.
Situado no coração da freguesia, este pequeno santuário Mariano que surge ao transeunte quando se aproxima do entroncamento de caminhos que se estendem em direcção à Portela e a Vila Boa, teve a sua origem, segundos nos disseram, numas alminhas tradicionais outrora ali existentes, que mais recentemente forma ampliadas por um conterrâneo com a construção de um pequeno monumento, em cumprimento de uma promessa.
foto
Nos últimos tempos, este recanto oval e protegido, converteu-se em local de culto e devoção à Virgem Maria, Senhora dos Bons Caminhos, especialmente, para os emigrantes que, quando partem, não dispensam uns minutos de oração, ali, aos pés da pequena imagem a quem solicitam protecção nas suas longas viagens, seja por terra ou por ar, a caminho da Europa ou do Mundo…Depois, quando regressam, antes mesmo do abraço aos seus familiares e amigos, ali estão eles de novo, a agradecer, não deixando de depositar na caixinha das “esmolas” o donativo que lhes alimenta a fé e que faz prova real do seu reconhecimento.
Presentemente, graças ao arranjo estético, resultante da limpeza e pavimentação ali efectuados pela Câmara Municipal, o Largo da Senhora dos Caminhos, em Bucos, está mais bonito e convidativo ao repouso na tranquilidade do meio rural que o rodeia.



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.