Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-01-2008

SECÇÃO: Informação

Carta de Condução
Novas Regras

Tendo em vista um controlo mais rigoroso das aptidões física e psíquica dos condutores, entraram em funcionamento as novas regras de renovação da carta de condução. Segundo informação divulgada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P., a partir do dia 1 de Janeiro de 2008, os condutores devem pedir a renovação da carta de condução sempre que atinjam as idades que adiante se indicam, independentemente da data averbada naquele documento.


O pedido de renovação, passa a ser obrigatório nas seguintes condições:
(ver documento em anexo)

Quando deve ser efectuado o pedido de renovação

O pedido de renovação da carta de condução, acompanhado de atestado médico, deverá ser efectuado nos 6 meses anteriores à data em que o condutor atinge as idades atrás mencionadas, junto dos serviços regionais e distritais do IMTT – Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP, a funcionar nas instalações da ex-DGV (Direcção Geral de Viação) e nas Lojas do Cidadão e Postos de Atendimento ao Cidadão.

Prazos de renovação

Caso os condutores deixem passar o prazo de renovação da sua carta de condução, têm até dois anos para o fazer sem necessidade de efectuar provas de exame. No entanto, não deverão conduzir com a carta caducada sob pena de praticar uma infracção prevista no Código da Estrada.
Passado esse prazo, têm a possibilidade de se autopropor e efectuar a prova de aptidão e de comportamento (vulgarmente designada de prova prática), o que é condição necessária para a revalidação da carta de condução.

De referir ainda que ao contrário do que circula na Internet, os condutores não têm que efectuar novo exame de código, mesmo que excedam o limite de 2 anos.


Ficheiros para Download

 .Documento Word 
© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.