Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 21-01-2008

SECÇÃO: Concelho em acção

Em parceria com a Junta de Freguesia de Riodouro
ASSOCIAÇÃO DE CAÇA E PESCA DE RIODOURO ASSUME PROTOCOLO PARA A UTILIZAÇÃO DO EDIFÍCIO DA ESCOLA DE TONINHA

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, assumiu recentemente com a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Riodouro, um protocolo de cedência das instalações da antiga Escola Primária de Toninha, pelo período de um ano, renovável, para que aí possam desenvolver as suas actividades estatuárias, especialmente direccionadas para a preservação da fauna e da floresta. Este protocolo conta ainda com a parceria da Junta de Freguesia na utilização comum das instalações sempre que delas necessite para a realização de reuniões de trabalho, numa relação de proximidade e colaboração com os moradores.
Esta cedência surge na sequência do encerramento, vai para dois anos, da escola primária daquela localidade, situação que infelizmente se registou e repetiu no início do presente ano lectivo noutras localidades deste concelho.
Neste quadro, a pergunta que muito naturalmente surge das pessoas das aldeias, é para questionar sobre a utilização que poderá ser dada no futuro a estes edifícios das antigas escolas primárias, que na sua maioria são de boa qualidade construtiva, bem situadas em locais estratégicos do povoado e, de um modo geral, encontram-se bem conservados.
Este protocolo é para nós o melhor exemplo do bom aproveitamento que se poderá fazer destes equipamentos que, apesar de serem património do município, não deixam de o ser também das populações, sobretudo quando deles se guardam gratas recordações da infência.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.