Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-12-2007

SECÇÃO: Informação

DEPUTADOS DO PS (PARTIDO SOCIALISTA) DO DISTRITO DE BRAGA

Um grupo de Deputados do Partido Socialista do Distrito de Braga na Assembleia da República, acompanhados pelo Presidente da Câmara, Eng.º Joaquim Barreto, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira e pelo Vereador do Pelouro da Saúde, Dr. Jorge Machado, visitaram no dia 28 de Dezembro, o Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão, na aldeia de Boadela, na freguesia de Pedraça deste concelho.

São muitas as pessoas que diariamente procuram o Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão
São muitas as pessoas que diariamente procuram o Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão
Esta visita integra a iniciativa a que os deputados do PS de Braga chamaram “24 horas com a Saúde” e que consiste no acompanhamento, durante um dia, de vários serviços do Serviço Nacional de Saúde localizados na área de influência do Centro Hospitalar do Alto Ave – concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Guimarães e Vizela.
O Grupo de Deputados que passou por Cabeceiras de Basto constituído pelos Deputados António José Seguro, Isabel Coutinho, Ricardo Gonçalves, Sónia Fertuzinhos e Nuno Sá, passou antes no Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto, tendo visitado também as obras da Unidade de Internamento que está a ser construída acoplada àquele Centro.
No Posto Móvel, onde funciona a Unidade Móvel de Saúde dotada recentemente do Serviço de telemedicina, e que percorre as aldeias mais isoladas do concelho de Cabeceiras de Basto, de acordo com um plano de visitas previamente definido, os Deputados puderam verificar o tipo de serviço prestado e ouvir os utentes.
O Deputado Dr. António José Seguro à conversa com uma das utentes do PMAC
O Deputado Dr. António José Seguro à conversa com uma das utentes do PMAC
De referir que na Unidade Móvel aquele serviço de telemedicina integra um conjunto tecnologias e aplicações que permitem a realização de acções médicas à distância. É possível realizar a avaliação de parâmetros vitais, tais como: tensão arterial, índice de massa corporal, peso, altura, glicemia capilar, colesterol, bem como a realização de exames complementares de diagnóstico, como: electrocardiogramas, espirometria e avaliação da saturação parcial de oxigénio.

«24 horas com a Saúde»

O Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto enalteceu a iniciativa dos deputados do PS em torno das questões da saúde
O Presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto enalteceu a iniciativa dos deputados do PS em torno das questões da saúde
A propósito desta visita o Dr. António José Seguro disse que os deputados do Partido Socialista vieram Cabeceiras de Basto, «para conhecer realidades da prestação de cuidados de saúde que o Estado faz aos cidadãos e perceber se estas alterações que têm estado a ser executadas, são alterações que tem vindo a beneficiar as populações ou não». E acrescentou: «visitamos o Centro de Saúde e a Unidade de Internamento, depois tivemos uma reunião de trabalho com o Director do Centro de Saúde e o Presidente da Câmara e, agora, viemos visitar este projecto de Unidade Móvel que nos parece um projecto interessante para as pessoas que vivem mais isoladas e que, para além de tratarem aqui da saúde, através da despistagem e diagnóstico, podem tratar de assuntos administrativos. Trata-se de uma iniciativa que pode servir de exemplo para outras zonas do país». Sobre o momento, de alguma forma, conturbado que se vive no país por causa do encerramento de serviços, o Deputado referiu: «compreendemos as pessoas que manifestam a sua inquietação e preocupação quando fecham serviços de saúde. A saúde é um bem muito, muito importante para as pessoas. E as pessoas sabem que ter um serviço de saúde próximo é uma tranquilidade e uma segurança muito grande, porque o Serviço Nacional tem que ser um serviço para todos. Todas as modificações que forem feitas que visem racionalizar os custos, a melhor gestão e prestar melhores cuidados de saúde são bem-vindas, mas não podem deixar de fora nenhum português. É isso que nos preocupa e por isso estamos hoje no terreno para verificar se as alterações que estão a ser efectuadas beneficiam ou não as pessoas».

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.