Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-12-2007

SECÇÃO: Espaço Europeu

Desemprego dos jovens elevado, mais velhos com trabalho

Em 2006 foram criados na Europa quatro milhões de postos de trabalho. O relatório da Comissão Europeia revela uma melhoria da conjuntura económica naquele ano e, segundo o Comissário responsável pelo emprego, Vladimir Spidla, “uma oportunidade única para concretizar as reformas estruturais indispensáveis”. Para a Comissão Europeia, “os Estados Membros precisam de definir políticas de emprego e formação mais integradas, de modo a melhorar a segurança no emprego dos trabalhadores da UE numa economia mundial em mudança”.

Os números:

* Aumento da taxa de emprego de pessoas com idades entre os 55 e os 64 anos, que cresceu de 36,6% em 2000 para 43,6% em 2006. No domínio das políticas de envelhecimento activo, são exemplares as da Dinamarca, da Finlândia e da Suécia.

*A taxa média de desemprego juvenil mantém-se muito elevada (17,4% em 2006), tanto em termos absolutos como em relação à dos adultos na faixa etária entre os 25 e os 54 anos. Num contexto internacional, há bastante mais jovens desempregados e menos jovens empregados na maioria dos Estados-Membros da UE do que em outros países industrializados, como os Estados Unidos, o Canadá ou o Japão.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.