Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-11-2007

SECÇÃO: Região

Autarquia aprova Plano de Actividades e Orçamento da Emunibasto

Ainda na sequência das principais deliberações tomadas em reunião de Câmara realizada no dia 22 de Novembro, o executivo municipal decidiu aprovar o Plano de Actividades e Orçamento elaborados para o ano de 2008, pela empresa EMUNIBASTO.
Segundo informação divulgada, trata-se de um documento no qual se salienta o desenvolvimento de iniciativas de cariz imaterial, cuja promoção em muito contribui para o bem-estar e para a valorização das pessoas deste concelho.

Dinamização de estruturas municipais

O Centro Hípico é um dos equipamentos a promover
O Centro Hípico é um dos equipamentos a promover

Assim, na área da educação, a Emunibasto prevê continuar a apostar na dinamização das diferentes estruturas municipais que gere, nomeadamente as Bibliotecas, a Escola Fixa de Trânsito, o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, os Pavilhões Gimnodesportivos, o Centro Hípico e as Piscinas Municipais, bem como, reforçar o trabalho iniciado ao nível da prevenção do trabalho infantil, do absentismo e do abandono escolar, através da implementação de projectos educativos dinamizados em parceria com outras entidades. A actividade desta empresa municipal dará também grande atenção ao serviço de transporte escolar, à gestão das cantinas escolares que servem o 1º ciclo e o pré-escolar, assim como ao desenvolvimento das acções de enriquecimento escolar que abrangem o 1º ciclo nomeadamente a formação desportiva, a educação musical, a expressão plástica e o inglês. No que diz respeito ao pré-escolar, este plano pretende manter o prolongamento de horário nos jardins-de-infância com maior frequência e que satisfaça as necessidades do maior número de famílias.


Formação Profissional e Qualificação dos Recursos Humanos


A aposta na formação profissional e na qualificação dos recursos humanos são outras das preocupações expressas nos documentos agora aprovados, como refere nota informativa.
No que se prende com a cultura, estão previstas diversas acções tais como exposições, concertos, espectáculos, formação musical, entre outras actividades sócio-culturais, que têm como objectivo reviver tradições, promover o património cultural e as potencialidades da nossa terra, envolvendo os agentes locais e a população em geral, através das associações e das colectividades deste concelho. O Encontro de Reis das Escolas e o Encontro/Concurso das Janeiras, a Festa da Orelheira e do Fumeiro, a Semana da Floresta e do Cabrito, a Festa da Cultura e do Associativismo, o Dia Mundial da Criança, a iniciativa Valor Humano Oportunidades Inovadoras, as Noites de Verão, a Festa das Comunidades e dos Produtos Locais, a Feira e Festa de S. Miguel, a Agro-Basto, o Encontro de Quadras de S. Martinho, os Encontros de Teatro e a Passagem d’Ano, são algumas das principais actividades a realizar ao longo do próximo ano.

Fomentar o desporto de natureza


De salientar ainda, neste Plano no âmbito desportivo, a realização de actividades diversas a desenvolver no Parque do Mosteiro, no Complexo Florestal da Veiga, nos Pavilhões Gimnodesportivos, nos Polidesportivos, nas Piscina Municipais e Praias Fluviais, privilegiando de igual forma, o desporto de natureza como as caminhadas, os percursos pedestres, os passeios de BTT e de cicloturismo.

Uma aposta na promoção turística do concelho

O sector do turismo constitui outra das apostas da empresa municipal, através da divulgação das potencialidades do nosso território, destacando aqui a dinamização de vários equipamentos tais como o Complexo Florestal da Veiga, as Casas Florestais, o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, assim como o Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, através da promoção de várias actividades lúdicas e equestres.

A pensar no bem-estar das pessoas

O Plano de Actividades da EMUNIBASTO, cujo orçamento é de 2.079 milhões de euros, destina-se assim à realização de actividades diversas nos sectores da educação, formação, cultura, turismo, desporto e tempos livres, cuja execução conta, na sua maioria, com a colaboração de diversas entidades, associações e colectividades locais, tendo em vista contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos Cabeceirenses.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.