Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-11-2007

SECÇÃO: Região

INAUGURADA PISCINA MUNICIPAL NO ARCO DE BAÚLHE

Numeroso público marcou presença nesta cerimónia inaugural
Numeroso público marcou presença nesta cerimónia inaugural
O Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, presidiu no passado dia 17 de Novembro, à inauguração da Piscina Municipal coberta, no Arco de Baúlhe.
Esta infra-estrutura aquecida localizada na vila arcoense, bem como os arranjos exteriores deste equipamento público, representam um investimento global de 977.643,00 Euros. Investimento este, que inclui a aquisição de terrenos, elaboração de projecto, construção do edifício, alargamento de acesso e arranjos exteriores.
Com a sua entrada em funcionamento fica assim, à disposição da população do concelho em geral mas, muito em particular, dos Cabeceirenses residentes nas freguesias da zona sul do concelho, um novo equipamento público para a prática desportiva. Situada na proximidade de outras localidades de concelhos vizinhos que ainda não dispõem deste tipo de equipamento, os seus responsáveis esperam ainda atrair utentes vindos de freguesias limítrofes.
Foram muitos os convidados, autarcas e populares que estiveram presentes na cerimónia de inauguração que contou com a participação do Pároco daquela vila arcoense que, na oportunidade, procedeu à bênção da Piscina.
Várias crianças inauguraram a piscina municipal com demonstrações aquáticas
Várias crianças inauguraram a piscina municipal com demonstrações aquáticas

Uma nova centralidade

O Presidente da Junta de Freguesia, Armando Duro, dirigiu-se aos presentes salientando o conjunto de investimentos que nos últimos anos têm conferido à vila do Arco de Baúlhe uma nova centralidade e importância, que no passado se resumia ao comércio, e hoje é complementada com um conjunto de serviços à disposição da população local, desde a EB 2,3, o Pavilhão Desportivo, a Biblioteca Municipal, o Museu das Terras de Basto, o Centro de Emprego, entre outros.
O Presidente da Câmara referiu na ocasião que este investimento no Arco de Baúlhe se insere na política da autarquia Cabeceirense de proporcionar às populações melhor qualidade de vida. Lembrou aos presentes o grande esforço financeiro da Câmara no conjunto de investimentos realizados no Arco de Baúlhe desde 1994, fazendo referência ao montante “per capita” investido nesta freguesia e comparando-o com o investimento no distrito, muito abaixo daquele.
O Pároco da Freguesia no momento de benção do novo equipamento
O Pároco da Freguesia no momento de benção do novo equipamento

Beneficiação dos espaços públicos

Na oportunidade, o Presidente referiu-se também às obras de beneficiação da rua de acesso e envolvente à Piscina que muito embelezaram aquela zona onde se concentram um conjunto significativo de equipamentos que permitiram ligar e aproximar o centro da vila à Igreja ali situada. Aproveitou, ainda, para convidar as populações a utilizarem os equipamentos para que assim possam tirar partido da sua existência.
O Dr. Armando Pereira, técnico superior da CCDR-Norte, gestor do PRONORTE, programa comunitário que apoiou financeiramente esta obra, esteve também presente, tendo referido que este foi um de muitos investimentos apoiados pelos fundos comunitários de que era responsável, e que a autarquia Cabeceirense foi uma das que mais trabalho deu ao seu gabinete, uma vez que aproveitou quase todas as oportunidades para apresentar candidaturas ao Programa.
O concelho de Cabeceiras de Basto possui assim, e a partir de agora, duas Piscinas Municipais, esperando-se que a população saiba aproveitar as vantagens de possuir “à porta de casa” este tipo de equipamento.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.