Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-11-2007

SECÇÃO: Região

Basto Jovem de Portas Abertas

foto
O Programa Escolhas vai promover, de 26 a 30 de Novembro, a iniciativa “Escolhas de Portas aberta”, tendo como principal objectivo a divulgação dos projectos financiados por este programa, ao nível local, e do próprio Programa Escolhas a nível nacional.
Assim, ao nível local pretende-se que o Projecto Basto Jovem promova nesta semana um conjunto de iniciativas abertas a toda a comunidade e que promovam uma maior visibilidade do trabalho desenvolvido. Será uma oportunidade de aproximação a eventuais instituições significativas para o projecto, bem como uma forma de consolidar outras relações já existentes.
Assim, foram pensadas diversas actividades para esta semana, actividades que estão “de portas abertas” para quem as quiser conhecer e participar. Para além das acções que o projecto basto Jovem tem vindo a dinamizar desde a sua implementação, foram pensadas iniciativas específicas para esta data, nomeadamente Ateliers de pintura no Espaço Jovem, Ateliers de Leitura especiais realizados no âmbito da Biblioteca Itinerante, participação na rádio, acções de formação entre outras actividades.
Esta será, então, uma oportunidade de conhecer o Programa escolhas, em geral, e o Projecto Basto Jovem em particular.

Basto Jovem: O que é?

Iniciado em Dezembro de 2006, O Projecto Basto (Programa Escolhas) surgiu da necessidade de encontrar soluções para diversas problemáticas sociais diagnosticadas tais como: trabalho infantil, abandono escolar, baixa qualificação escolar, famílias multi-problemáticas e um défice de participação cívica e de competências pessoais e sociais dos mais jovens.
Tendo como principais objectivos a inclusão escolar e a educação não formal, a certificação de competências, a formação profissional e a empregabilidade e a promoção de uma passagem da exclusão social para a inclusão relacional, este projecto tem como público-alvo crianças e jovens dos 6 aos 24 anos, empresários, professores e familiares de crianças e jovens.
São muitas as actividades dinamizadas pelo Basto Jovem, abrangendo várias áreas, espaços e equipamentos: apoio escolar, ateliers diversos (expressão plástica, expressão dramática, formação cívica, jogos didácticos, trabalhos manuais, entre outros), acções de formação e workshops, equitação terapêutica, biblioteca itinerante, Medidas de Educação e Formação (PIEF), entre muitas outras acções que decorrem em lugares como a Biblioteca Municipal (Arco de Baúlhe), o Espaço Jovem e a Escola Tecnológica de Lameiros.
O Projecto Basto Jovem, resultado de uma candidatura ao Programa Escolhas, é composto por um consórcio do qual fazem parte diversas instituições: Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Emunibasto, E.M., Agrupamentos de Escolas de Refojos e do Arco de Baúlhe, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto, a Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, a Fundação A.J. Gomes da Cunha e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Cabeceiras de Basto.
Para conhecer um pouco mais, pode sempre visitar o nosso site ou dar a sua opinião no nosso blog:
http://bastojovem.programaescolhas.pt/
http://www.bastojovem3g.blogspot.com

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.