Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-11-2007

SECÇÃO: Região

«Utilizar o QREN para promover o Desenvolvimento Regional» em debate

No âmbito do Ciclo de Conferências “Políticas de Futuro” que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto está a promover de algum tempo a esta parte, terá lugar no próximo dia 22 de Novembro, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, a partir das 21h30m, a 16ª conferência, desta feita subordinada ao tema “Utilizar o QREN para promover o Desenvolvimento Regional”.
Para abordar este tema estará presente a Vogal Executiva da Comissão Directiva do Programa Operacional do Norte, Drª. Cristina Azevedo. O tema a debater nesta conferência permitirá uma abordagem de diversas questões à luz do QREN e de novas medidas dirigidas à revitalização das regiões do interior.
A desertificação humana do mundo rural, a qualificação da mão de obra, as novas culturas agrícolas, o aproveitamento económico das potencialidades florestais, a certificação e valorização dos produtos locais, tais como as carnes das raças autóctones, os vinhos e o turismo serão assuntos importantes que vão merecer a atenção do conferencista e, certamente, do público que assistirá e participará no debate o qual, aliás, está a suscitar o maior interesse nesta região.
O Quadro de Referência Estratégico Nacional  (QREN) assume como grande desígnio estratégico a qualificação dos portugueses e das portuguesas, valorizando o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação, bem como a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sócio-cultural e de qualificação territorial, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e, bem assim, do aumento da eficiência e qualidade das instituições públicas.

QREN priveligia qualificação e conhecimento

O QREN constitui por isso o enquadramento com a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal no período2007-2013, ou seja, o enquadramento ao nível comunitário, cujo referencial deverá ser tido em conta pelos diferentes estados membros na elaboração dos documentos de referência nacional sobre as estratégias de desenvolvimento, implicando intervenções estruturais a nível nacional e consequentemente regional.
No âmbito desta iniciativa, foram já debatidas várias temáticas tais como, ambiente, energias renováveis, economia, saúde, turismo, associativismo, Europa, entre outros, com o intuito de partilhar e disponibilizar conhecimentos à população deste concelho.
Recorde-se que este ciclo de conferências, promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, é destinado à população em geral e em particular aos quadros da Autarquia, atendendo à sua valia técnica, social e política e ainda à diversidade dos temas e à qualidade académica dos prelectores.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.