Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-11-2007

SECÇÃO: Região

AUTARQUIA PROMOVEU FESTA DE S.MARTINHO

Grupo Zés Pereiras
Grupo Zés Pereiras
À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a EMUNIBASTO com o apoio da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe, promoveu no dia 11 de Novembro, a sétima edição da FESTA DE S. MARTINHO.
Segundo informação divulgada, a realização desta iniciativa, que atraiu ao Pavilhão Gimnodesportivo do Arco de Baúlhe milhares de pessoas, teve como objectivo principal dinamizar a vida cultural do concelho, promovendo, simultaneamente, uma jornada de animação musical e de salutar convívio a todos os Cabeceirenses.
Na ocasião o Presidente da Câmara e demais entregaram os prémios de presença a todos os grupos
Na ocasião o Presidente da Câmara e demais entregaram os prémios de presença a todos os grupos
Assim, a partir das 15h00m deu início ao sétimo Encontro de Quadras de S. Martinho. Em palco estiveram presentes 20 grupos em representação de outras tantas colectividades, provenientes da maior parte das freguesias de Cabeceiras de Basto, tais como: o Centro Social e Paroquial de Abadim, o Grupo Coral D. Nuno Álvares Pereira, o Grupo Folclórico de S. Nicolau, a Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, a Associação Janelas Abertas, a Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe, a Associação Recreativa e Cultural Bombos da Orada, a Associação Recreativa e Cultural “Águias de Painzela”, a Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe, os Ex-corde, o Gajuve, o Grupo de Cavaquinhos da Raposeira, a Fundação A J Gomes da Cunha, a Mútua de Basto, “Os Amigos da Faia”, a Junta de Freguesia de Outeiro, o Grupo Zés Pereiras de Basto, o Rancho Folclórico S. João Batista de Cavez, “Os Ceifeiros de Sto André de Vila Nune” e a Associação Guias de Portugal, que tal como já vem sendo habitual, apresentaram, de forma original, os usos e costumes de outrora fazendo eco das tradições da nossa região, na voz de centenas de cantadores e tocadores participantes. Neste sétimo Encontro de Quadras de S. Martinho houve também espaço para músicas e letras originais, cuja interpretação proporcionou um espectáculo do agrado de todos os presentes. Os grupos receberam um prémio de participação no valor de 150 Euros.
Milhares de pessoas acorreram ao gimnodesportivo para participar na Festa de S. Martinho
Milhares de pessoas acorreram ao gimnodesportivo para participar na Festa de S. Martinho
Na ocasião, o Presidente da Câmara, Eng.º Joaquim Barreto, agradeceu a adesão dos vinte grupos participantes, assim como, do público assistente, na realização de mais uma iniciativa organizada com o intuito de reviver tradições, avivar a cultura popular concelhia, assim como proporcionar momentos de confraternização, socialização e salutar ocupação dos tempos livres dos Cabeceirenses.
Finda a interpretação do rol das cantigas que envolveu cerca de quatrocentos participantes em palco, a jornada prosseguiu com a actuação do conhecido cantor popular Quim Barreiros, cujo espectáculo animou o numeroso público presente. A iniciativa terminou de forma festiva com a realização de um lanche convívio oferecido a todos os participantes e espectadores, onde não faltaram as castanhas assadas e o vinho novo.
Recorde-se que a promoção deste tipo de acções contribui para reavivar tradições, outrora motivo de momentos festivos de grande significado para as nossas gentes. Este evento, tal como muitos outros que têm sido levados a cabo pela Autarquia Cabeceirense e pela EMUNIBASTO, resultam de um conjunto de medidas que procuram proporcionar momentos diferentes de sociabilidade e de ocupação dos tempos livres da população do concelho e tem conseguido o envolvimento da sociedade civil Cabeceirense através das suas associações culturais, desportivas, recreativas, demonstrando um dinamismo digno de se realçar porque dinâmico e interventivo.
Os Ceifeiros de Sto. André
Os Ceifeiros de Sto. André


Associação "Janelas Abertas"
Associação "Janelas Abertas"


ARCA - Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe
ARCA - Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe


Associação Guias de Portugal
Associação Guias de Portugal


Rancho Folclórico de S. Nicolau
Rancho Folclórico de S. Nicolau





© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.