Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-10-2007

SECÇÃO: Opinião

A importância do Primeiro-Almoço

foto
Esta é a refeição mais importante do dia e, no entanto, muitas pessoas acabam por esquecê-la ou não lhe dar a devida importância.
Depois de passarmos cerca de 8 a 10 horas a dormir, onde gastamos apenas o mínimo de energia (para respirarmos, para o coração continuar a bater, para se fazer a circulação sanguínea, para manter a temperatura corporal) precisamos de repor os nutrimentos fornecidos pela última refeição da véspera (jantar ou ceia).
O nosso corpo precisa de energia limpa para iniciar um novo dia!
foto
Nas crianças, a falta do primeiro – almoço ou um primeiro – almoço insuficiente é causa de desatenção nas aulas; capacidade de atenção, assimilação, aprendizagem, trabalho e rendimento significativamente diminuídas; a fadiga instala-se e o desenvolvimento normal das crianças e adolescentes é prejudicado.
Nos adultos, esta situação conduz à falta de concentração; a atenção e a capacidade de resposta a estímulos exteriores são gravemente prejudicadas; a destreza e a capacidade de trabalho diminuem significativamente; aumentam os acidentes de trabalho.
Por outro lado, o jejum matinal aumenta o apetite para o almoço, o que leva à ingestão de uma refeição significativamente mais volumosa do que o necessário, o que contribui para o desequilíbrio calórico.
Este refeição sendo mais volumosa do que o necessário, vai provocar sonolência e a diminuição da capacidade intelectual e física, conduzindo a um menor rendimento no posto de trabalho.
foto

COMO DEVE SER CONSTITUÍDO O PRIMEIRO-ALMOÇO?

1. LEITE
É a nossa maior fonte de cálcio – mineral fundamental para a formação e manutenção de ossos e dentes fortes e saudáveis.


250ml de leite = 1 copo de leite pode ser substituído por:
2 iogurtes sólidos ou 250ml de iogurte líquido
30g de queijo curado
50g de queijo fresco
90g de requeijão

foto
2. FARINÁCEOS
São os fornecedores de toda a energia que necessitamos para começarmos o dia.

1 pão = 60g pode ser substituído por:
50g de cereais de primeiro-almoço
8 bolachas de água e sal redondas
4 bolachas de água e sal quadradas
6 bolachas tipo Maria ou integrais
2 fatias de pão de forma

3. FRUTA
Fornecedor excelente de vitaminas e sais minerais, essenciais para que todos os processos biológicos funcionem correctamente. A fruta deve ser consumida simples ou em forma de sumo e devemos preferir os frutos ricos em vitamina C: laranjas, tangerinas, ananás, abacaxi, quivis, morangos, framboesas, amoras e maracujás.

COMO COMPOR UM PRIMEIRO-ALMOÇO?

Deixo-vos algumas, de muitas, possibilidades.

· 1 chávena de leite + 1 pão com uma colher de chá de manteiga + 1 peça de fruta
· 2 iogurtes + 50g de cereais de primeiro-almoço + 1 quivi ou uma chávena de morangos em pedaços
· 1 copo de sumo de laranja + 1 pão com uma fatia de queijo curado
· 1 batido de leite com fruta fresca + 2 torradas com 50g queijo fresco

E QUEM DIZ QUE NÃO TEM APETITE DE MANHÃ?

A maior parte das vezes a falta de apetite para ingerir o primeiro-almoço é a falta de hábito.
Pode também estar associada a uma vesícula preguiçosa ou a ingestão de jantares copiosos e ricos em gorduras. Nesta caso, sugerem-se refeições mais ligeiras à noite a a ingestão de uma infusão de ervas antes de deitar.
No primeiro caso, comece por ingerir um copo de água morna com umas gotas de limão ou uma infusão de ervas sem adição de açúcar. Gradualmente vá substituindo estas beberagens por sumo de fruta natural ou um fruto inteiro, seguidos de alguns farináceos e o leite. Quem não gosta ou não aprecia leite, deve beber iogurtes ou então ingerir queijos.
Ao final de um mês já não conseguirá sair de casa sem comer qualquer coisa!

E QUEM DIZ QUE NÃO TEM TEMPO?

Em primeiro lugar: acordar 10 minutos mais cedo!...
Em segundo lugar: arranjar soluções práticas tal como ter pacotes de leite pequenos (para beber com palhinha!), bolachas em pacotes individuais, peças de fruta que possam ser ingeridas com a casca…

Não há mais desculpas para não fazerem o primeiro - almoço!
E não se esqueçam de o dar aos vossos filhos: é mais uma certeza de sucesso escolar!

Por: Susana Ferreira

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.