Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-10-2007

SECÇÃO: Educação

Alunos dos PIEF´s iniciam ano lectivo 2007/2008

No passado dia 03 de Outubro, iniciou o ano lectivo 2007/2008 para os 24 alunos que integram os dois projectos PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação), a decorrer no concelho de Cabeceiras de Basto e que têm como contextos de implementação o Mercado Municipal (pólo de apoio à Escola Tecnológica de Lameiros), a Escola EB 2 e 3 de Cabeceiras de Basto e vários equipamentos municipais.
Do total de alunos abrangidos pelos dois projectos, 11 integram um PIEF para certificação do 2.º ciclo e 13 frequentam um PIEF para conclusão do 3.º ciclo. O primeiro, com início no presente ano lectivo e o segundo, com início em 2006/2007, estarão concluídos no final do corrente ano lectivo 2007/2008.
Os projectos em questão constituem-se enquanto medida de excepção de combate ao abandono escolar precoce e de prevenção/eliminação do trabalho infantil, tendo em vista a certificação da escolaridade obrigatória, o encaminhamento dos jovens para a formação profissional e a reintegração familiar e social.
Estruturado de acordo com vários eixos de actuação (formação escolar e pedagógica, intervenção sócio-educativa e cultural, acompanhamento psicológico, orientação escolar e profissional, envolvimento das famílias e restante comunidade), o PIEF concretiza-se mediante a elaboração de um Plano de Educação e Formação (PEF), o qual integra vários princípios: individualização, de acordo com as características do jovem, os seus interesses e as necessidades de inserção escolar e social; acessibilidade, permitindo a integração do jovem em qualquer altura do ano lectivo; flexibilidade, permitindo a integração em percursos de educação e formação ou de educação extra-escolar; continuidade, assegurando uma intervenção permanente e integrada, através da participação em actividades de desenvolvimento de competências; faseamento da execução, permitindo o desenvolvimento do projecto através de etapas estruturantes; celeridade, permitindo a obtenção de uma certificação escolar num menor período de tempo; actualização, permitindo a constante adequação do plano individual, mediante alterações de situação e as necessidades do jovem.
Na constituição e implementação dos dois projectos encontram-se cinco estruturas de coordenação regionais com representantes do Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PETI), do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), da Direcção Regional de Educação (DRE) e do Instituto de Segurança Social (ISS). Para além destas entidades, são parceiras dos projectos a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a Emunibasto, E.M. e o Agrupamento de Escolas de Refojos de Basto. No caso do PIEF para certificação do segundo ciclo temos, ainda, a considerar a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto (CPCJ de Cabeceiras de Basto).

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.