Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-10-2007

SECÇÃO: Região

Autarquia garante serviço de refeições às crianças do Jardim-de-infância de Refojos

O Jardim-de-infância de Refojos tem a partir do dia 6 de Outubro, acesso a um novo serviço. Trata-se do fornecimento de refeições, agora disponível às cerca de 100 crianças que diariamente frequentam aquele estabelecimento de ensino, localizado na sede da vila.
Uma decisão que vem solucionar um problema há muito sentido pela população, a que a Câmara Municipal deu atenção e procurou dar resposta, pondo em prática um serviço de refeições de acordo com os parâmetros de segurança alimentar exigidos.

O Presidente da Câmara acompanhou o primeiro dia deste novo serviço de apoio às famílias
O Presidente da Câmara acompanhou o primeiro dia deste novo serviço de apoio às famílias
Um investimento feito pela Câmara Municipal, que vai de encontro à reforma do sistema educativo lançada pelo Ministério da Educação, no sentido de proporcionar às crianças em idade escolar um tempo alargado de ocupação nos estabelecimentos de ensino, através da realização de actividades diversificadas com acesso ao serviço de refeições. Mas também uma especial atenção à componente social de apoio à família. Uma tarefa que não é fácil, como referiu o edil Eng.º Joaquim Barreto, na intervenção proferida, no decorrer da visita que o autarca, acompanhado pela vereadora do pelouro da educação, Ana Stela Monteiro e do presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, efectuou ao local, para verificar in loco, e no primeiro dia, o funcionamento do serviço mencionado.
O Presidente da Câmara Municipal disse na ocasião tratar-se de uma tarefa que implica dinheiro e planeamento, referindo também que apesar das dificuldades financeiras, a aposta na educação continua a ser uma prioridade em Cabeceiras de Basto.
Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, partilhou com satisfação a prestação deste novo serviço, que funciona nas instalações da Junta de Freguesia, mais precisamente no Espaço de Convívio e Lazer, local contíguo ao Jardim de Infância de Refojos, que vai certamente, beneficiar e contribuir para o bem estar das crianças, em particular, e da comunidade escolar, em geral.

Serviço de refeições cobre vários pontos do concelho

A prestação deste serviço, associado ao funcionamento de outras cantinas escolares do Município de Cabeceiras de Basto, garantirá o fornecimento de um número total superior a 110.465 refeições no ano lectivo de 2007/2008.
Esta despesa é maioritariamente assumida pela Câmara Municipal e comparticipada pelos encarregados de educação em função dos seus rendimentos previamente analisados e enquadrados em diferentes escalões sociais.
Recorde-se que no ano lectivo de 2006/2007, foram fornecidas cerca de 91.865 refeições, sendo que 68.811 ao 1º ciclo e 23.054 ao Pré-escolar.
De referir ainda, que a Autarquia tem feito uma grande aposta na prestação deste tipo de serviço. Se compararmos o número de refeições servidas no ano lectivo 1993/1994, com 18.000 refeições, confeccionadas apenas na EB 1 da sede do Município, com o que se passa hoje, percebe-se a dimensão da melhoria do serviço prestado. Actualmente, este serviço abrange diferentes estabelecimentos de ensino localizados em vários pontos do concelho, nomeadamente Arco de Baúlhe, Pedraça, Cavez, Faia, Olela, Refojos, Gondarém, Leiradas.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.