Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-10-2007

SECÇÃO: Região

A "Montanha" na Estónia

Todos os anos, a Associação Cultural “A Montanha” promove vários intercâmbios proporcionando a jovens de idade compreendida entre os 16 e os 25 anos uma experiência única de viver oito dias num país diferente com novas pessoas. É, de facto, bastante aliciante. Este ano não foi excepção promovendo esta associação três intercâmbios. Cite-se: Espanha em finais do mês de Julho, República Checa de 2 a 9 de Agosto e por fim, Estónia de 12 a 19 de Setembro.

foto
Este tipo de actividades são muito sugestivas para conhecermos países, fazer novos amigos tendo estes intercâmbios grandes doses de divertimento. Aliando-se a este divertimento, estes intercâmbios financiados em parte pelo Instituto Português da Juventude fornecem um forte impulso para o desenvolvimento intelectual, social e cultural do ser humano. Para além disso estes projectos são propícios à criação de novos projectos tanto laborais como interculturais entre estes intervenientes da futura Europa “unificada”. Conjuga-se o divertimento com o desenvolvimento, uma outra maneira, diga-se mais dinâmica, de travarmos conhecimentos com o mundo que nos rodeia. Contudo, a associação “A Montanha” defronta-se com poucas ajudas. No entanto, e apesar dos parcos meios, a realização destes projectos para todos os jovens cabeceirenses é real. Vale a pena o esforço pois o balanço daqueles que participaram é sempre muito positivo.
E como o mundo não pára, já existem projectos para novos intercâmbios que se realizarão no próximo ano de 2008.

Ana Mendes (Gininha)

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.