Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-09-2007

SECÇÃO: Região

CURIOSIDADES DA VARIANTE ÀS EENN 205 E 210

Integrada na Rede Complementar do Plano Rodoviário Nacional de 2000, a construção da Variante às EN 205 e 210, vai permitir desviar o trânsito de passagem do centro urbano de Arco de Baúlhe, onde existem estreitamentos significativos na circulação e uma ocupação marginal intensa, garantindo desta forma um acesso mais rápido e em condições de segurança entre o Nó da Auto-estrada localizado no Arco de Baúlhe e a sede do concelho, Cabeceiras de Basto.

foto
Com uma extensão de 4km, a futura variante inicia-se na rotunda ao km 106 da actual EN 205, no lugar de Cal de Baixo e desenvolve-se com orientação Norte /Sul, inflectindo para Sudoeste, apresentando depois orientação Oeste/Este até à segunda rotunda a localizar no final do traçado. O perfil longitudinal reflecte o carácter ondulado dos terrenos atravessados, apresentando fortes inclinações, de sinal contrário, e acompanhando de perto a orografia existente.
Assim, e face o relevo irregular e expressivo desta região, estão previstas importantes escavações com alturas máximas da ordem dos 20m, nos maciços xistosos, cujos taludes com 3cm de largura. Os aterros são pouco expressivos porquanto os vales principais são atravessados por Viadutos. Com efeito para assegurar o atravessamento da Ribeira de Petimão e do vale adjacente, bem como de um seu afluente, está prevista a construção de dois viadutos, em betão armado pré-esforçado.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.