Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-08-2007

SECÇÃO: A nossa gente

Mel fonte de energia

O mel é um líquido viscoso e açucarado produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido das flores e processado pelas enzimas digestivas destes insectos, que armazenam em favos nas colmeias e que lhes serve de alimento durante o Inverno. Existem dezenas de variedades de mel que pode ser obtido segundo a floração, os terrenos de obtenção ou as técnicas de preparação. Destes factores, resulta um produto que varia em cor, aroma e sabor. A cor pode ir do branco incolor ao amarelo ou castanho.
No mel é de realçar a sua consistência líquida ou endurecida que apresenta quando armazenado.
No que diz respeito ao néctar, este pode provir de uma única flor (monofloral) ou de várias (pluriforal) que lhe conferem determinadas características.
O mel é um produto altamente calórico (cerca de 3,4 kcal/g), pelo que é útil como fonte de energia. De uma maneira geral é constituído por hidratos de carbono, minerais, aminoácidos, ácidos orgânicos e vitaminas B, C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidante.
Este produto natural é também usado externamente devido às suas propriedades anti-microbianas e anticépticas. Assim, o mel ajuda a cicatrizar e a prevenir infecções em feridas ou queimaduras superficiais. O mel é também utilizado largamente na cosmética (cremes, máscaras de limpeza facial, tónicos, etc.) devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes.
Juntamente com o mel, as abelhas produzem outros importantes produtos a saber a cera, a geleia real e a própolis. Esta última é obtida pelas abelhas a partir de resinas retiradas principalmente de secreções de árvores, quando destas se quebra algum galho. Dessa forma a árvore protege-se com um produto natural com poder anti bactericida e a abelha reprocessa essa seiva originando a própolis. Esta é utilizada pelas mesmas para dois fins: vedar a colmeia de maneira a não entrar água, vento ou outro animal; mumificar insectos que penetrem na colmeia e ai são mortos. A própolis é bastante útil ao ser humano que a usa como auxiliar medicamentoso uma vez que possui poder anti bactericida, como já visto.
O mel é por tudo isto, uma fonte de riqueza e saúde.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.