Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-08-2007

SECÇÃO: Região

O REGRESSO ÀS AULAS
AUTARQUIA PREPARA NOVO ANO ESCOLAR

Construção de novas salas de aulas na escola da Faia
Construção de novas salas de aulas na escola da Faia
Se para uns este é um tempo de férias, para muitos outros esta altura é de trabalho, tendo em vista a preparação do novo ano escolar. Na sequência do reordenamento escolar que em Cabeceiras de Basto teve início no ano passado com o encerramento de quinze escolas do primeiro ciclo e que continua no ano lectivo que agora vai iniciar-se com o encerramento de mais onze escolas, a autarquia tem vindo a desenvolver todos os esforços no sentido de organizar o que é da sua competência, por forma a estar tudo pronto no próximo dia 12 de Setembro data prevista para o início das aulas.

Beneficiação das salas de aulas
Beneficiação das salas de aulas
Construção de novas salas de aula

Com o encerramento das EB 1 de Abadim e Fojos, os alunos daqueles estabelecimentos de ensino serão agora acolhidos na EB 1 de Refojos. Enquanto não é construído o novo Centro Escolar da Vila de Cabeceiras de Basto para o qual, segundo o Presidente da Câmara ouvido pela nossa reportagem, a autarquia adquiriu já, há poucos dias, um terreno, foi necessário proceder à construção de mais uma sala de aula naquela escola de Refojos.
Construção de novas salas na escola de Refojos
Construção de novas salas na escola de Refojos
Com o encerramento das escolas de Basto, Passos e Petimão os alunos provenientes destas localidades serão acolhidos na EB 1 da Faia. Também aqui, Centro Escolar previsto na Carta Educativa, a autarquia está a construir uma nova sala de aula criando assim as melhores condições para receber os alunos das escolas que encerraram. A EB 1 de Pedraça receberá os alunos da EB 1 de Asnela não tendo sido necessário proceder à construção de novas salas.

Obras de beneficiação das cantinas

A Câmara Municipal, responsável pelo fornecimento das refeições aos alunos do 1º ciclo, obrigatoriamente a todos os que por força do reordenamento escolar são deslocados, está a proceder a obras de beneficiação das cantinas escolares tendo em vista receber um maior número de alunos.
Nova cozinha e refeitório da escola da Faia em obras
Nova cozinha e refeitório da escola da Faia em obras
As cantinas escolares da EB 1 de Refojos, da EB 1 de Pedraça e da EB 1 da Faia, escolas de acolhimento de novos alunos como atrás se referiu, estão a ser beneficiadas com limpeza geral, pinturas, substituição de mobiliário e electrodomésticos e reapetrechamento de diversos utensílios, uma vez que vão ter agora que servir um maior número de refeições. De acordo com o Presidente da Câmara estas intervenções resultam da política da autarquia de melhorar as condições da prestação do serviço de refeições aos alunos garantindo a melhor qualidade dentro dos parâmetros de segurança alimentar exigidos.
As cantinas escolares do Município de Cabeceiras de Basto vão servir ao longo do ano lectivo 2007/2008 um número total de refeições superior a 80.000.


Outros encerramentos

A Escola da Ferreirinha, com o encerramento do Agrupamento de Escolas de Cavez, integra agora o Agrupamento de Escolas do Arco de Baúlhe e vai receber este ano lectivo todos os alunos de Gondiães e de Vilar. De referir que destas duas freguesias o número de alunos do 1º ciclo não atinge a dezena o que é um sinal evidente da elevada desertificação.
Novas viaturas para transportes escolares
Novas viaturas para transportes escolares
A EB 1 da Serra, no Arco de Baúlhe, receberá os alunos de Vila Nune e os alunos de Terreiros serão deslocados para Painzela.
Ao longo do próximo ano lectivo funcionarão ainda algumas escolas que, de acordo com a Carta Educativa, vão encerrar brevemente. É o caso da EB 1 de Chacim, Outeiro, Alvite e Painzela, que no futuro vão integrar-se no Centro Escolar de Refojos, ou, ainda, os casos das Escolas de Gondarém e Cumieira que integrarão um novo Centro Escolar em S. Nicolau.

Transportes Escolares
Novo autocarro de 28 lugares para os transportes escolares
Novo autocarro de 28 lugares para os transportes escolares

A autarquia procedeu à elaboração do Plano de Transportes Escolares para o ano lectivo 2007/2008 tendo em conta a nova legislação do transporte de crianças e jovens até aos dezasseis anos, bem como os novos movimentos resultantes do encerramento de algumas escolas do 1º ciclo. Serão mais de 1.200 alunos a beneficiar deste serviço. A Câmara Municipal vai retirar do transporte dos alunos os sete autocarros da marca Volvo e os dois mini autocarros da marca Toyota, por terem atingido o limite de idade para esta função, e adquiriu recentemente mais dois veículos novos de nove lugares e mais dois autocarros novos de 28 lugares, num investimento que ronda os 250 mil euros. O restante serviço será garantido pelas carreiras públicas de passageiros da Rodoviária e da Mondinense.

Actividades de Enriquecimento Curricular

A prática desportiva é uma das actividades praticadas
A prática desportiva é uma das actividades praticadas
Segundo nos referiu a Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Prof.ª Stela Monteiro, a autarquia celebrou protocolos com os Agrupamentos de Escolas e apresentou candidatura ao Ministério da Educação para a implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular em todas as escolas do primeiro ciclo, à semelhança do que aconteceu no ano anterior. Actividade física e desportiva, música, artes plásticas e inglês serão as actividades de que beneficiarão um total de 860 alunos. Neste momento estão a ser ultimados os horários para depois serem contratados os professores de forma a estar tudo pronto a 12 de Setembro.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.