Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-08-2007

SECÇÃO: Região

Fernando Leite Nogueira vence Concurso de Mel

foto
Tendo em vista sensibilizar os apicultores e potenciais interessados para um melhor aproveitamento das condições da região para a produção do mel de qualidade, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas Norte – Delegação Regional Ave, levou a cabo no dia 10 de Agosto, no âmbito das Festa das Comunidades e dos Produtos Locais, o 1º Concurso de Mel, do qual saiu vencedor Fernando Leite Nogueira. Uma decisão tomada por um júri criterioso, que surpreendeu este produtor, natural da Freguesia de Painzela, mas que o encheu de satisfação. O jovem Cabeceirense viu desta forma, premiada uma paixão antiga que nasceu com o seu avô e que ele vem seguindo ao longo da vida. Com dez colmeias apenas, Fernando Nogueira, trata das abelhas com muita dedicação e prima pela qualidade do seu produto. Embora não comercializando, uma vez que a produção é limitada, faz gosto que o Mel produzido seja apreciado por familiares e amigos. Vencer este Concurso do Mel, o primeiro onde participou, entre vinte e um apicultores inscritos provenientes dos vários concelhos que integram a Delegação Regional do Ave, constitui um incentivo para continuar este «passatempo» que já «contagiou» também a sua filha. O «segredo», esse está na limpeza aplicada a todo o processo, já que “quem faz o mel, são as abelhas”, confessou ao nosso jornal.
Esta iniciativa contou ainda com a realização de uma jornada técnica, onde durante a jornada foram abordados temas como «Legislação Apícola», «Resíduos do Mel» e «Marketing em apicultura», que se revelaram de grande interesse e utilidade para os produtores, técnicos e participantes neste dia dedicado ao Mel, produto de inúmeras potencialidades.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.