Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-08-2007

SECÇÃO: Região

Com a mais elevada classificação
Prof. João Carlos Machado de Sousa obtém o doutoramento pela Universidade de Santiago de Compostela

foto
O professor João Carlos Machado de Sousa, actual Director do Centro de Formação de Basto, acaba de obter o grau de doutor na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), com a mais elevada classificação, perante um júri constituído pelos professores doutores, Carlos Rosales, da Universidade de Santiago; Carlos Marcelo Garcia, da Universidade de Sevilha; João Formosinho, da Universidade do Minho; Américo Pires, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Manuel Benito Gómez, da Universidade do País Basco.
O novel Doutor é natural do Arco de Baúlhe, deste concelho, tem 47 anos e é filho de Júlio de Sousa e de Maria da Conceição Machado, ambos já falecidos.
Fez os seus estudos primários na sua terra natal, ingressando, mais tarde, na UM onde, em 1983, concluiu a licenciatura em ensino de História e Ciências Sociais. Em 1993/94 obtém uma pós-graduação em Administração Escolar no Instituto de Educação da UM. No ano escolar de 2000/2001 conclui com sucesso o período de investigação sob o tema Formação Contínua promovida pelos Centros de Formação da Associação de Escolas, de que resulta o grau de Mestre conferido pela Universidade do Minho, em Maio de 2002.
Com uma carreira académica brilhante este cabeceirense foi professor na Escola EB-2,3 de Cabeceiras de Basto e no Colégio de S. Miguel de Refojos donde transitou para o Centro de Formação de Basto, com sede na Escola Profissional de Fermil de Basto. No desempenho destas funções o Professor Doutor João Carlos Machado de Sousa tem desenvolvido um trabalho apreciável especialmente na área da formação e qualificação dos professores das Terras de Basto (concelhos de Cabeceiras, Celorico, Mondim e Ribeira de Pena).
Inúmeras intervenções, em fóruns sobre educação, científicos, seminários e conferências recheiam o vasto “curriculum” deste nosso ilustre conterrâneo que também é deputado pelo PS da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto.
Para comemorar, de forma singela, a obtenção do prestigioso grau académico de “Doutor” João Carlos Machado de Sousa reuniu, no passado dia 23 de Julho, num jantar, um pequeno grupo de amigos dos quais sobressaiam o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto e Dr. Jorge Machado.
Antigo colaborador de Ecos de Basto, seu assinante e amigo impõe-se que lhe enderecemos sinceras felicitações e, simultaneamente, lhe deixemos os votos dos maiores êxitos nas funções profissionais.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.