Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-07-2007

SECÇÃO: Região

SERVIÇOS SOCIAIS DA CÂMARA LEVAM AO DOURO UTENTES DOS ESPAÇOS DE CONVÍVIO E LAZER

foto
Cerca de meia centena de cabeceirenses, na sua maioria idosos, utentes dos Espaços de Convívio e Lazer das diversas freguesias do concelho (Outeiro, Painzela, Refojos, Pedraça Faia, Arco de Baúlhe e Vila Nune) estiveram no passado dia 13 de Julho, em passeio / visita à região do Douro, com a subida do rio em barco, desde o cais da Ribeira do Porto até à cidade da Régua, com retorno em comboio. A iniciativa foi organizada pelos Serviços de Acção Social da Câmara Municipal, que comparticipou parcialmente os custos e disponibilizou um autocarro para o efeito.
Foi sem dúvida uma jornada maravilhosa, intensamente vivida por todos, em ambiente de alegria e confraternização. Para muitos, foi a primeira vez que andaram de barco e houve até quem confessasse nunca ter experimentado o “prazer” de viajar de comboio. A grandeza do rio, a beleza diferenciada das suas margens, as deslumbrantes paisagens, desde as escarpas urbanas da Ribeira e de Gaia até às encostas vinhateiras nas proximidades da Régua, encantaram os forasteiros e fazem deste percurso uma das maiores atracções turísticas do nosso país e do mundo. O almoço foi requintadamente servido aos “turistas” cabeceirenses no interior do barco, findo o qual a alegria transbordou para a plataforma superior que depressa se converteu pista de dança, onde todos, desde os novos aos mais idosos, se envolveram em danças livres, sob um sol escaldante, ao som de músicas populares contagiantes. Mas, os momentos mais altos, a deixar boquiabertos alguns dos presentes, foram os da entrada e subida das comportas das barragens; primeiro, a de Crestuma/Lever, depois a grandiosa Carrapatelo, com aquele enorme paredão vertical a suportar o peso do rio onde se forma o maior desnível fluvial da Europa. No final, a jeito de despedida, não faltou quem expressasse o desejo de um dia voltar, com significativos gestos e palavras de reconhecimento à técnica municipal organizadora da iniciativa, a Dr.ª Elisa Martins, que ao longo de todo o dia se mostrou incansável no imprescindível apoio e acompanhamento a alguns mais idosos.

foto

foto

foto

foto







© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.