Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-06-2007

SECÇÃO: Região

Idosos em Passeio para combater o isolamento e a monotonia

foto
A boa disposição, a alegria e o humor marcaram presença no passeio convívio que um grupo de idosos cabeceirenses efectuou a S. Bento da Porta Aberta no dia 18 de Junho. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, organizada com o apoio da empresa municipal Emunibasto, que proporcionou a cento e sessenta idosos dos vários Espaços de Convívio e Lazer existentes no concelho, momentos de convívio e ocupação dos tempos livres no combate ao isolamento e à monotonia a que muitos estão entregues.

Os participantes encheram quatro autocarros que rumaram ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta, situado à entrada da Serra do Gerês. De referir que este Santo milagreiro, antigo bispo e fundador da Ordem Beneditina, tem muitos devotos entre a população cabeceirense e está associado à extracção de cravos e ao tratamento de outras doenças de pele.
Depois de assistirem à missa, os idosos saborearam e partilharam as suas iguarias. No regresso ainda houve tempo para efectuarem uma paragem na Praia Fluvial de S. Nicolau, na freguesia de Cabeceiras de Basto, para o lanche.
Segundo informação divulgada, a realização destas acções insere-se no âmbito da política social do município que pretende contribuir para a auto-estima da população mais idosa. Para além destes passeios e festas a actividade física, a natação, a animação musical, a aprendizagem da leitura e escrita, a realização de actividades artesanais, os jogos tradicionais, os cuidados primários de saúde são actividades desenvolvidas por recursos técnicos especializados que garantem um acompanhamento permanente dos idosos utentes destes Espaços.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.