Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-06-2007

SECÇÃO: Região

Agrupamento de Escolas de Refojos lança nova edição d’O Rouxinol

O Agrupamento de Escolas de Refojos publicou pela 27ª vez consecutiva a edição do jornal “O Rouxinol”. Trata-se de uma publicação, referente ao ano lectivo de 2006/2007, que integra trabalhos realizados pelos alunos e professores dos diferentes estabelecimentos de ensino que pertencem a este Agrupamento de Escolas. Temas diversos, alusivos à paz, ao racismo, às festas como o magusto, o Carnaval, o Natal, passando pelas efemérides como o Dia da Europa, do Não Fumador, da Sida, à natureza, ao aborto, ao desporto, à história, à sexualidade, à matemática, entre outros, foram tratados ao longo de 64 páginas, intercalados com desenhos, quebra-cabeças, banda desenhada, entrevistas, numa edição coordenada pelos professores Damiana Sousa, Idalina Ramos, Marco Marques e Sérgio Alves.
Esta é mais uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Refojos, que se traduz num voo comum que envolve pais, professores, alunos e comunidade educativa, numa caminhada conjunta em prol de uma sociedade mais desenvolvida, onde o professor, especialista de ensino, desempenha um papel que deve ser de fermento e factor de mudança dessa mesma sociedade. A este propósito, segundo o conselho executivo daquele Agrupamento de Escolas, esta caminhada implica formação contínua, para que cada um possa “responder de forma responsável ao dever de saber ensinar e simultaneamente de ajudar a formar cidadãos responsáveis, críticos, interventivos e construtores de uma sociedade mais justa”. A edição do jornal reflecte ainda, todo um trabalho de parceria que este órgão de gestão considera ser um desafio, mas que diariamente procura agarrar para melhor percorrer este “caminho comum cujo objectivo principal é o sucesso das nossas crianças e jovens”.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.