Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-06-2007

SECÇÃO: Concelho em acção

REFOJOS
Entre a Boavista e o Quinchoso

Pavimentação da Rua Camilo Castelo Branco
Pavimentação da Rua Camilo Castelo Branco
PAVIMENTAÇÃO DOS ARRUAMENTOS E NOVA TOPONÍMIA DÃO GRANDEZA ÀQUELE ESPAÇO
Decorrem na vila de Cabeceiras de Basto trabalhos de urbanização nos novos arruamentos resultantes do rompimento efectuado, vai para dois anos, entre a Rua Francisco Botelho, na Boavista, e o Largo do Quinchoso, bem como da sua variante para o Campo do Seco, pelas traseiras do antigo Hospital Júlio Henriques. Em finais do mês de Maio último, foi efectuada a pavimentação em asfalto de toda aquela área, com cerca de 4.000 m2, podendo-se já circular com toda a normalidade entre o Quinchoso e a Boavista. Paralelamente, decorrem a bom ritmo os trabalhos complementares de construção e pavimentação de passeios e baías de estacionamento que possibilitarão a arrumação de mais de uma centena de automóveis. Com a sua abertura ao trânsito concretizou-se o principal objectivo que esteve na génese deste empreendimento da Câmara Municipal, o de criar uma via de escoamento que possibilitasse a saída dos veículos do Quinchoso sem necessidade de inversão de marcha e o de descongestionar a rotunda da Boavista, com vantagens enormes na mobilidade da circulação local.
Pavimentação da Rua Sá de Miranda
Pavimentação da Rua Sá de Miranda

Camilo Castelo Branco e Sá de Miranda dão nome às ruas

O que provavelmente ainda poucos saberão é que aqueles arruamentos trouxeram à toponímia cabeceirense o nome de dois ilustres escritores portugueses, Sá de Miranda e Camilo Castelo Branco. Um e outro, em épocas diferentes, deixaram marcas indeléveis na história da sua ligação a Cabeceiras de Basto, quer pela sua vivência, quer pelas frequentes referências literárias à nossa terra. Congratulamo-nos pois, com a decisão da Câmara Municipal, ao acolher favoravelmente a proposta da comissão de toponímia de atribuir o nome de Camilo Castelo Branco ao arruamento que liga o Quinchoso à Boavista e o de Sá de Miranda à rua perpendicular que faz a ligação desta ao Campo do Seco.

foto
J.L.














Ficheiros para Download

 .Documento Word 
© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.