Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2007

SECÇÃO: Última Página

IPCA abre Curso de Especialização Tecnológica
“Banca e Seguros” em Cabeceiras de Basto

Perante alunos, professores, autarcas e outros convidados, o Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Professor Dr. João Carvalho, a Directora da Escola Superior de Gestão do IPCA, Dr.ª Cláudia Viana e o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, procederam no dia 21 de Maio, à abertura do primeiro Curso de Especialização Tecnológica a ministrar neste concelho no âmbito do protocolo estabelecido.

foto
Com um total de 22 alunos inscritos, provenientes, na sua maioria, de Cabeceiras de Basto, mas também dos concelhos de Ribeira de Pena, de Celorico e de Mondim de Basto, o Curso “Banca e Seguros”, prolonga-se até Junho de 2008, com um total de 1400 horas, distribuídas pelas componentes geral, científica, tecnológica e em contexto de trabalho. Os jovens que frequentam esta formação tecnológica e que já possuem o 11º ou o 12º ano, ficarão no final, com um diploma de especialização tecnológica correspondente à Qualificação Profissional de nível 4, um certificado de aptidão profissional emitido pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional, permitindo ainda, prosseguir os estudos e ingressar no ensino superior.

Curso de Especialização Tecnológica uma aposta na qualificação das pessoas

Na ocasião, o Presidente da Câmara, mostrou-se satisfeito pela concretização deste projecto, fruto de uma parceria entre o Município e o IPCA, Instituto que desta forma, procura dar resposta às populações do interior como é o caso de Cabeceiras de Basto. Trata-se por isso, de uma aposta na valorização e na qualificação dos recursos humanos deste concelho, disponibilizando a Autarquia para o efeito, meios físicos e logísticos no sentido de proporcionar a realização deste tipo de acções, que certamente contribuirão para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho. O edil mostrou-se assim, disponível para continuar a colaborar seja neste ou em outros Cursos que venham a realizar-se no concelho, em prol da valorização das gentes de Basto e da consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas.
foto
Por sua vez, a Directora da Escola Superior de Gestão do IPCA, Dr.ª Cláudia Viana, referiu que a frequência desta acção permite a formação de técnicos especialistas em Banca e Seguros, tornando-os responsáveis pelo acompanhamento e desenvolvimento de uma carteira de seguros, com aptidão para intervir na área comercial ou na acção directa das vendas através de promoção de produtos com o objectivo de captar potenciais clientes e de fidelizar um acompanhamento personalizado dos clientes em carteira. Referiu ainda, que se trata de uma área carenciada de técnicos com especial qualificação profissional e apresenta-se, por isso, como um curso inovador que visa colmatar as deficiências sentidas nesta área.
Após a intervenção do representante da Associação de Estudantes do IPCA, Vítor Barbosa, que na ocasião deu as boas vindas aos novos colegas que agora passam a integrar este Politécnico, o Presidente do IPCA, Professor Dr. João Carvalho, disse tratar-se do primeiro curso de especialização a ministrar fora da cidade de Barcelos, situada na região do Ave e do Cávado, graças à acção empenhada do presidente da edilidade, Eng.º Joaquim Barreto. Quarenta alunos, divididos entre as duas localidades estão agora a frequentar esta formação em Banca e Seguros, felicitando-os, a propósito, pela escolha da especialização, numa área onde as exigências são grandes, esperando uma aproximação entre os dois grupos e que daí advenham trabalhos profícuos. A terminar, o presidente do IPCA mostrou-se confiante na abertura, em breve, de um outro Curso, desta feita na área do Desenvolvimento de Produtos Multimédia, permitindo a criação de novas turmas e o aumento de alunos inscritos no ensino pós-secundário superior em zonas mais desfavorecidas, que de outra forma impossibilitaria a grande maioria, de se deslocar a Barcelos para obter a sua qualificação técnica e profissionalizante.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.