Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2007

SECÇÃO: Região

Em Estrasburgo
Joaquim Barreto no Congresso dos Poderes Locais e Regionais

O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, participou na 14ª Sessão Plenária do Congresso dos Poderes Locais e Regionais (CPLR) que decorreu em Estrasburgo, França, de 30 de Maio a 1 de Junho do corrente ano.
O autarca não só integrou a delegação portuguesa indicada pela Associação Nacional de Municípios para participar neste Congresso da qual faziam parte também, Alberto João Jardim - Presidente do Governo Regional da Madeira, Vasco Cordeiro - Secretário do Governo Regional dos Açores, Carlos Pinto - Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Castro Almeida - Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira e Artur Torres Pereira - Presidente da Assembleia Municipal de Sousel.
Durante esta jornada europeia, foi aprovado o Relatório das Actividades do Congresso 2006-2007. Foram também debatidos diversos temas, tais como, “As acções das colectividades locais face às alterações climáticas”; “As ligações entre a democracia local e regional e os direitos do homem”; a “Polícia de proximidade”; “O quadro institucional da cooperação intermunicipal”; “As universidades e o desenvolvimento regional”; “O ensino das línguas regionais e minoritárias”; “A repartição equilibrada dos cuidados de saúde nas regiões rurais”; “Os desafios e oportunidades nas regiões periféricas com baixa densidade demográfica”, numa reflexão conjunta, já que o Congresso CPLR, representa a diversidade política e democrática dos poderes locais e regionais dos 47 estados membros do Conselho da Europa. De referir ainda que este Congresso está dividido em duas câmaras, uma dos poderes locais e outra das regiões.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.