Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2007

SECÇÃO: Região

Unidade Móvel reforça prestação de serviços de saúde à população

O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto e o Coordenador da Sub-Região de Saúde de Braga, Dr. Castro Freitas, em representação da Administração Regional de Saúde do Norte procederam no dia 23 de Maio, à assinatura de um protocolo de cooperação tendo em vista reforçar a prestação de cuidados de saúde através de uma Unidade Móvel junto das populações residentes nas zonas mais sertanejas deste concelho. Numa cerimónia breve, na qual marcaram presença também vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia e o Governador Civil do Distrito de Braga, o edil Cabeceirense manifestou a sua satisfação pela parceria estabelecida entre estas entidades que vai melhorar e reorganizar um serviço que a Autarquia já vinha disponibilizando através do seu Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão, optimizando desta forma, esta estrutura ao nível do planeamento de saúde e dos recursos humanos. Um médico, dois enfermeiros e um assistente social é a equipa disponibilizada pela ARSNorte, que integra a partir de agora esta Unidade Móvel de Saúde, assumindo a Câmara Municipal a parte logística da mesma. Esta parceria que permite levar os serviços até à casa das pessoas, traduz uma maior proximidade com a população e aumenta a equidade e a eficácia, junto daqueles que mais precisam, dos mais idosos e também dos que vivem mais isolados, contribuindo para aumentar o seu bem-estar e a consequente qualidade de vida.

O Coordenador da Sub-Região de Saúde de Braga e o Presidente da Câmara assinaram o protocolo que viabiliza o reforço da prestação de serviços de saúde
O Coordenador da Sub-Região de Saúde de Braga e o Presidente da Câmara assinaram o protocolo que viabiliza o reforço da prestação de serviços de saúde

Equipa pluridisciplinar garante maior proximidade

A mesma opinião partilhou o Coordenador da Sub-Região de Saúde de Braga, Dr. Castro Freitas, para quem a parceria encetada vem reforçar os serviços prestados através do Centro de Saúde, disponibilizando uma equipa pluridisciplinar que garantirá certamente uma melhor identificação e acompanhamento das situações ao nível da saúde, uma vez que a aposta na formação está também subjacente a este acordo de colaboração, que visa alargar o seu campo de intervenção e abranger um maior número de pessoas, sobretudo aquelas que estando mais afastadas menos procuram os serviços de saúde.
Na ocasião, o Governador Civil do Distrito de Braga, Dr. Fernando Moniz, felicitou as duas entidades pela iniciativa que foi posta em prática, sinal de que o Serviço Nacional de Saúde, uma das grandes conquistas do regime democrático, está vivo e que está para durar. Este tipo de prestação directa de serviços junto das populações “é algo que nos orgulha e para o qual todos nós estamos sempre disponíveis para melhorar”, afirmou o Governador Civil, que espera, venha a corresponder às expectativas das pessoas, já que as sociedades mudam e com elas a necessidade de dar novas respostas em prol do bem estar e da melhoria de vida das populações.
De referir ainda que esta Unidade Móvel de Saúde abrangerá vários lugares das freguesias de Riodouro, Refojos, Cavez, Outeiro, Cabeceiras de Basto – S. Nicolau, Passos, Gondiães, Vilar de Cunhas, Abadim, Painzela, Bucos, Alvite, Pedraça, Vila Nune, Faia e Basto, onde levará, além dos serviços de saúde, apoio social e administrativo (pagamento de luz, água, entre outros).

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.