Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2007

SECÇÃO: Região

BREVES

Cabeceiras no Mapa da Recuperação


Já há algum tempo que Cabeceiras de Basto faz parte da rota da recuperação, para todos aqueles que tenham problemas com drogas e pretendam pôr fim a uma prática de vida tão degradante que muitas vezes termina com a morte.
Uma solução conhecida como grupos de auto-ajuda, que tem por base os doze passos de NA – Narcóticos Anónimos, está desde há algum tempo disponível em Cabeceiras de Basto, com o objectivo claro de se tornar num recurso dentro da sociedade cabeceirense, uma vez que também ela não consegue escapar à realidade das drogas e de todos os problemas inerentes ao seu consumo.
NA surgiu nos EUA durante os anos sessenta e rapidamente ganhou dimensão universal. Em Portugal a existência do primeiro grupo remonta aos anos oitenta e também por cá muito depressa se assistiu a uma multiplicação destes grupos de auto-ajuda, sendo, neste momento, aproximadamente 180 espalhados de norte a sul do país. Uma autêntica “rota de recuperação” da qual Cabeceiras de Basto faz parte com a existência de um grupo que funciona às sextas-feiras, pelas 21h00, nos Serviços de Acção Social do município, com o apoio da Câmara Municipal. Não é mais do que um espaço para trabalhar a procura da recuperação destinada a todos aqueles que julguem ter um problema com drogas e procurem uma solução que é gratuita e onde o anonimato dos membros é uma regra de ouro a preservar.



Mobilidade e Transportes são tema de Conferência


No âmbito do Ciclo de Conferências “Políticas de Futuro”, desloca-se a Cabeceiras de Basto o Eng.º Luís Braga da Cruz, ex-ministro da Economia, ex-presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte e actual Presidente da OMIP – Operador do Mercado Ibérico – Pólo Português, no próximo dia 18 de Junho, para participar como orador convidado na Conferência subordinada ao tema “Mobilidade e Transportes no Baixo Tâmega” e que decorrerá no Auditório Municipal Ilídio dos Santos a partir das 21h30. Esta é a 14ª conferência deste ciclo, por onde já passaram nomes como o Eng.º Ricardo Magalhães, a Dra. Elisa Ferreira, o Dr. Francisco Assis, entre outros ilustres palestrantes.


© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.