Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2007

SECÇÃO: Região

Programa de Equitação no Centro Hípico Vinha Mouros

foto
O Centro Hípico Vinha de Mouros, recebe, durante as quartas-feiras de manhã, um grupo de jovens do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) que, naquele espaço, participam em sessões de equitação, promovidas pelo Projecto Basto Jovem (Programa Escolhas), com objectivos educacionais.
Durante as sessões, o cavalo, elemento central do processo, actua enquanto instrumento pedagógico, para além de proporcionar benefícios pelo seu movimento tridimensional e multidireccional. Nestas actividades, a acção do profissional de equitação tem um grande destaque, não dispensando a intervenção de profissionais de outras áreas disciplinares.
Os jovens têm a oportunidade de colaborar nas diversas actividades que fazem parte da rotina diária do maneio de um cavalo: abordar o cavalo; colocar uma cabeçada de prisão; prender o cavalo; tratar dos arreios; limpar o cavalo; conduzir o cavalo à mão; aparelhar e desaparelhar; limpar e fazer a cama. Esta componente prática é complementada com alguns conhecimentos teóricos, tais como: tipos de andamento; terminologia própria; regras de segurança; morfologia do cavalo; cor da pelagem; raças de cavalo.
O final da manhã é preenchido com exercícios de volteio, primeira etapa do processo de aprendizagem. O cavalo movimenta-se à vontade do professor, que o está a segurar com uma guia. O cavaleiro pode concentrar-se em aprender a manter o equilíbrio a passo, a trote e galope, sem se centrar no controle da velocidade e da direcção através das rédeas.
Adoptando uma perspectiva lúdica, pedagógica e social, os profissionais do Centro Hípico e do Projecto Basto Jovem unem esforços para desenvolver um trabalho multidisciplinar, promotor de mudanças positivas junto dos jovens destinatários.

A Equipa do Projecto
Basto Jovem

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.