Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2007

SECÇÃO: Espaço Europeu

Homologação única em toda a UE para os veículos pesados

Os fabricantes de camiões, camionetas, autocarros e reboques deixarão de estar obrigados a obter homologação para um mesmo tipo de veículo em 27 países diferentes, antes de o poderem comercializar. Este é um dos principais resultados da reformulação da Directiva-quadro sobre a homologação dos veículos a motor. O Parlamento Europeu votou a favor da proposta da Comissão que estende o campo de aplicação desta directiva aos camiões, camionetas, autocarros e reboques. Até agora, a homologação CE estava limitada aos automóveis de passageiros, motociclos e tractores agrícolas.
Os novos procedimentos irão reduzir os encargos administrativos dos fabricantes da União Europeia (UE), melhorar a sua competitividade e aumentar a segurança dos veículos. De acordo com a Comissão trata-se de uma nova possibilidade, de grande interesse para as PME (Pequenas e Médias Empresas), de acesso ao mercado interno através dum sistema de europeu de homologação para pequenas séries. A nova Directiva proposta irá agora ser examinada pelos Estados membros.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.