Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2007

SECÇÃO: Região

De 17 a 20 de Maio
as Associações estão em Festa

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através do Gabinete de Apoio ao Associativismo e à Juventude, com a colaboração da empresa EMUNIBASTO e das agremiações locais, vai promover, de 17 a 20 de Maio, mais uma edição da Festa do Associativismo e das Colectividades. Trata-se de uma iniciativa que terá lugar na Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto (Zona envolvente ao Mercado Municipal), no Parque do Mosteiro e em outros equipamentos públicos e locais, onde serão realizadas várias iniciativas de cariz lúdico e desportivo com o principal objectivo de dar visibilidade, bem como, promover e potenciar as actividades desenvolvidas pelas associações e colectividades concelhias. Visa igualmente, incentivar os jovens e a comunidade em geral para as virtualidades do associativismo e para os hábitos desportivos, culturais e recreativos, sensibilizando, simultaneamente, a população para o voluntariado e fomentando ainda, o intercâmbio e a troca de experiências entre os grupos participantes.

47 Associações marcam presença

Assim, durante 3 dias, 47 associações instaladas em outros tantos “stands”, vão mostrar as acções que desenvolvem, em espaços devidamente preparados pela autarquia.

17 de Maio

O programa da festa começa no dia 17 de Maio, Quinta-feira, pelas 21h30m, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, com a conferência subordinada ao tema “A Importância do Voluntariado no Desenvolvimento Local”. Esta conferência que está também integrada no âmbito do ciclo de conferência que a Autarquia está a dinamizar desde 2006, conta com a presença do deputado da Assembleia da República, Dr. Ricardo Gonçalves e do Dr. Custódio Oliveira, Presidente da Associação “Teatro Construção”, com sede em Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão.

18 de Maio

No dia 18 de Maio, abre ao público, pelas 18h30m, a Exposição/mostra das Associações e Colectividades, abrilhantada com um desfile promovido pela Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses. A animação musical prevista para a noite, na Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto, fica a cargo do Grupo Folclórico de Cabeceiras de Basto –S. Nicolau, seguindo-se a actuação da Banda Cabeceirense.

19 de Maio

No dia 19 de Maio (Sábado) o dia começa cedo, com a demonstração de judo pela Associação Juvenil de Cabeceiras de Basto, a partir das 9h30m, no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos, e a partir das 10h30m aulas de karaté promovidas pela Associação de Judo de Basto.
À tarde, a partir das 15h00m, tem lugar o torneio de Futsal na categoria de Escolinhas e vários jogos a realizar pelas associações tais como jogos tradicionais, gincana de bicicletas e caça ao tesouro.
A meia-final da Taça do Município de Fusal está agendada para as 19h30m, nos Gimnodesportivos de Refojos e de Arco de Baúlhe.
À noite, pelas 20h30m terá lugar uma arruada pela ARBORADA, a actuação do Rancho Folclórico “Os Camponeses de Arosa”, uma peça de teatro e karaoke promovidos pela ARCA:

20 de Maio


No Domingo, dia 20 de Maio, a manhã é dedicada ao lazer pela Serra da Cabreira, com a realização de uma caminhada entre o Oural e a Veiga, seguindo-se, no Complexo Florestal, uma reunião com as associações do concelho que culminará com um pic-nic. Enquanto isso, decorre pela manhã uma prova extraordinária de Futsal Infantil, Painzela – Santo Tirso, organizada pela Associação Águias de Painzela.
À tarde, pelas 15horas está prevista a abertura da exposição das associações e das colectividades, bem como uma prova de Enduro na Quinta do Mosteiro e animação musical e recreativa promovida pelas colectividades, Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, actuação do Grupo de Cantares “Os amigos de Basto”, Hip-hop pela Associação “Os Amigos da Faia”, actuação do Grupo de Bombos dos Jovens de Moimenta e os cantares da Associação “Janelas Abertas” do Centro de Convívio e Lazer de Refojos. A Final da Taça do Município em Futsal está agendada para as 17h00m no Gimnodesportivo de Refojos, seguindo-se a entrega de prémios. O encerramento desta sexta edição da Festa do Associativismo e das Colectividades está agendada para as 20 horas. De referir que este ano a organização entregará um prémio para o melhor stand apresentado pelas associações e colectividades presentes.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.