Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2007

SECÇÃO: Espaço Universitário

Taekwondo da AAUMinho sete vezes no pódio

Com sete representantes em prova neste CNU a Academia Minhota conseguiu igual número de medalhas e o título colectivo. Três ouros, duas pratas e dois bronzes foram o saldo deste CNU e o melhor resultado de sempre dos atletas da AAUMinho na modalidade.
Organizado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), o Campeonato Nacional Universitário de Taekwondo decorreu no passado dia 5 de Maio no Pavilhão Universitário em Azurém – GUIMARÃES. O evento contou com a participação de 48 atletas e teve como grande vencedora a equipa da AAUMinho.

foto
Com a competição a iniciar pelas 15h00, a nível organizativo as coisas não podiam ter corrido melhor. Com a competição a decorrer na vertente masculina e feminina, em competição estiveram em masculinos as categorias: Fin Mini mosca Menos 54 kg; Fly Mosca de 54 kg a 58 kg ; Bantam Galo de 58 kg a 62 kg; Feather Pluma de 62 kg a 67 kg; Light Ligeiro de 67 kg a 72 kg; Welter Super ligeiro de 72 kg a 78 kg; Midle Médio de 78 kg a 84 kg; Heavy Pesado Mais de 84 kg. Em femininos as categorias em prova foram: Fin Mini mosca Menos 47 kg; Fly Mosca de 47 kg a 51 kg; Bantam Galo de 51 kg a 55 kg; Feather Pluma de 55 kg a 59 kg; Light Ligeiro de 59 kg a 63 kg; Welter Super ligeiro de 63 kg a 67 kg; Midle Médio de 67 kg a 72 kg; Heavy Pesados Mais de 72 kg.
Esta modalidade em termos universitários tem ainda uma adesão bastante reduzida, evidenciando-se ano após ano uma expansão. A nível qualitativo as melhorias ficaram patentes nos combates de alto nível que se travaram na nave de Azurém.
A equipa da AAUMinho teve perante o seu público a melhor prestação de sempre conseguindo medalhar todos os seus atletas e arrecadando também o título colectivo conseguido pelo 1º lugar obtido na classificação geral (Conjunto resultados femininos + masculinos da técnica + combates).

foto
Prestação Individual da AAUMinho

O primeiro ouro foi conseguido por Hugo Serrão na categoria Pluma de 62 kg a 67 kg que ganhou por uma grande diferença relativamente aos seus directos opositores, o 2º ouro foi alcançado por Nelson Ribeiro na categoria de Super ligeiro de 72 kg a 78 kg que não deu hipóteses aos adversários, o 3º ouro veio pela única atleta feminina da AAUMinho em prova, Elsa Sequeiros que conseguiu levar a melhor sobre a atleta da UPorto e obteve assim o 1º lugar do pódio na categoria Super ligeiro de 63 kg a 67 kg.
David Esteves na categoria Mosca de 54 kg a 58 kg arrecadou a primeira prata do dia para a UMinho, frente a Fábio Oliveira (UPorto) este levou a melhor e ganhou o 1º lugar do pódio. A outra prata veio por intermédio de Joel Monteiro na categoria de Médio de 78 kg a 84 kg, este ainda deu luta a Akoka Rolo (AAULHT) mas não conseguiu atingir o auge na sua luta.
Os bronzes vieram pela mão de Pedro Sá em Ligeiro de 67 kg a 72 kg, que na luta pelo 3º lugar do pódio conseguiu fazer frente a Simão Leitão (AEESTV) e obteve ocupar o último lugar que restava no pódio. A última medalha do dia viria por Pedro Oliveira na categoria de Médio de 78 kg a 84 kg conquistando frente a César Marques (AAUBI) o último lugar do podia na categoria.
Este CNU sagrou-se por uma prestação individual muito positiva coroada com o título colectivo.
Depois da época desportiva que agora termina, a classificação geral ficou assim distribuída 1º lugar para a AAUM, 2º UPorto e em 3º AAUBI.
Ana Marques
anac@sas.uminho.pt

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.