Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2007

SECÇÃO: Saber ao volante

Condução sob a influência do álcool

A taxa de álcool no sangue é a proporção de gramas de álcool existente em cada litro de sangue. A taxa de 0,5 significa que em cada litro de sangue existem 0,5 gramas de álcool. E esta é precisamente a taxa a partir da qual um condutor já não poderá conduzir um veículo na via pública, seja ele motorizado ou outro.
Existem diversos factores que influenciam a taxa de álcool no sangue como por exemplo, o peso, a idade, o sexo, a fadiga, a ingestão de determinados medicamentos, a alimentação ingerida e a graduação alcoólica da bebida tomada.
Por isso, a mesma quantidade de bebida ingerida por dois indivíduos não significa que se traduza na mesma taxa de álcool no sangue em cada um deles.
Não pode o condutor deixar de saber que a presença de álcool no sangue provoca diminuição da concentração, diminuição do campo visual, falseamento na apreciação das velocidades e das distâncias, diminuição da acuidade visual, aumento do tempo de reacção, criação de estado de euforia e que tudo isto provoca um aumento do risco de acidente.
É exactamente por isso que a legislação proíbe a condução sob a influência de álcool. Considera-se que um condutor se encontra sob a influência do álcool quando apresente uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l.


Ficheiros para Download

 .Documento Word 
© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.