Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2007

SECÇÃO: Região

BREVES

Aurora Cunha visita Cabeceiras de Basto

No passado dia 8 de Maio esteve em Cabeceiras de Basto a “campeoníssima” Aurora Cunha. Acompanhada de um grupo de amigos, esta ex-atleta que tantas alegrias deu aos portugueses, veio em visita turística a Cabeceiras, tendo passado pelos Paços do Concelho, onde entrou pela primeira vez. Várias vezes campeã do mundo, vencedora de inúmeras maratonas, detentora de marcas nacionais, vencedora de corridas de S. Silvestre, medalhada com a Medalha de Bons Serviços, Medalha de Mérito Desportivo, Medalha Infante D. Henrique, Medalha de Ouro da Cidade do Porto e Medalha de Ouro da Cidade de Guimarães, Aurora Cunha é um exemplo de vontade e querer que, com tanta dedicação, foi capaz de somar triunfos atrás de triunfos, ao longo de quinze anos.

Comissão Municipal de Toponímia

Reuniu, no passado dia 2 de Maio, a Comissão Municipal de Toponímia com o objectivo de apreciar e analisar uma proposta de alteração do nome da Rotunda do Pinheiro. Esta alteração surgiu na sequência da vontade de dar àquela rotunda o nome de Europa, no âmbito das Comemorações do Dia da Europa, celebrado a 9 de Maio. Por unanimidade, a Comissão propôs à Câmara Municipal essa alteração, o que acabou por ser ratificado pelo executivo municipal, no passado dia 10. Assim, a partir de agora a rotunda passa a designar-se Rotunda da Europa.

Presidente da Câmara de Monção visita Cabeceiras de Basto

O Presidente da Câmara Municipal de Monção, Dr. José Emílio Moreira, acompanhado dos vereadores, Eng.º Augusto Domingues e Eng.º Alberto Lima, estiveram em Cabeceiras de Basto, no passado dia 10 de Maio. Depois de terem sido recebidos na Câmara Municipal, os autarcas monçanenses visitaram o Espaço de Convívio e Lazer de Refojos, a Escola Tecnológica de Lameiros, o Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, o Centro de Educação Ambiental e o Museu das Terras de Basto. O momento serviu para os autarcas dos dois municípios trocarem algumas impressões sobre projectos e investimentos.

Professor
da EB 2,3 do Arco de Baúlhe destaca-se

O Prof.º Telmo Bértolo, docente na EB 2,3 do Arco de Baúlhe, participou nos últimos tempos no Campeonato Nacional de Língua Portuguesa, promovido pelo semanário Expresso, Jornal de Letras, SIC e SIC Notícias. Este professor, residente em Outeiro, foi ultrapassando com sucesso as diversas provas de selecção, tendo chegado à meia-final. Numa altura em que a Língua Portuguesa nem sempre é utilizada correctamente, é louvável que iniciativas desta natureza despertem o interesse da população. Ficamos naturalmente satisfeitos por saber que um dos docentes de uma das nossas escolas foi semi-finalista deste Campeonato.

Feira Medieval no Arco de Baúlhe

O Agrupamento de Escolas do Arco de Baúlhe vai recriar uma Feira Medieval nas artérias mais antigas da vila arcoense. Com esta iniciativa, o agrupamento pretende reviver tempos idos, há muito relegados para o “sótão” da nossa memória colectiva. De acordo com a nota divulgada pelo agrupamento, a intenção é envolver a população escolar e a comunidade neste projecto comum, projectando o nome do Arco de Baúlhe e de Cabeceiras de Basto. Animação de rua, representações teatrais, jogos tradicionais, desfiles e cortejos, danças medievais, cantigas da época, mostra e venda de artesanato e outros produtos, comes-e-bebes à moda do século XIII, são algumas das actividades a desenvolver nos próximos dias 8 e 9 de Junho, na vila arcoense.

Pista de Pesca de Cavez com muita actividade

No fim-de-semana de 5 e 6 de Maio, a Pista de Pesca Desportiva de Cavez recebeu o Campeonato Nacional de Clubes da 2ª Divisão. Com a participação de treze clubes procedentes de vários pontos do país, nomeadamente de Aveiro, Águeda, Oliveira do Hospital, Leiria, Resende, Cinfães, Chaves, Celorico de Basto, Penafiel, Porto, Gondomar, entre outros, a prova, segundo informação divulgada pela organização, foi muito bem disputada. Esta foi mais uma iniciativa que demonstra bem a grande procura que aquela infra-estrutura tem tido por parte dos amantes deste desporto, trazendo ao nosso concelho milhares de pessoas ao longo do ano.

Publicado em livro o conto infantil premiado em Cabeceiras de Basto

Entre Abril e Setembro do ano passado decorreu o I Concurso Literário - Conto Infantil de Cabeceiras de Basto, organizado pela Biblioteca Municipal e que teve como vencedor o conto “As Sete Cidades do Arco Íris”, da autora Vera Santos Silva, natural de Ermesinde. Esta história infantil foi agora publicada em livro, ilustrado por Fedra Santos, e dentro de dias poderá ser lançado em Cabeceiras de Basto. Uma bonita história escolhida pelo júri como o melhor conto apresentado ao concurso e que brevemente pode ser encontrada nas livrarias.

Dia Internacional dos Museus

A 18 de Maio, comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional dos Museus. Trata-se de uma oportunidade de alertar os públicos e as instituições para o importante papel cultural que estes equipamentos desempenham na vida local e quotidiana das populações. O Museu das Terras de Basto assinala esta data com a apresentação de três exposições: “Vamos à aldeia”, “Um olhar sobre a medicina popular” e ainda “Vamos andar de comboio”. Neste dia, o Museu dispõe também de uma oficina sobre “A mala de cartão”, numa referência à descoberta de uma mala de emigrante da década de sessenta. Esta oficina, segundo nota distribuída à comunicação social, pode ser frequentada gratuitamente e sem marcação prévia. No dia 19 de Maio, o Museu das Terras de Basto vai apresentar a peça de teatro “O Auto do Curandeiro” de António Aleixo, com a participação de um grupo de populares do Arco de Baúlhe.

I Taça do Município de Futsal

Decorre, desde o passado dia 4 de Maio, a I Taça do Município de Futsal de Cabeceiras de Basto. Neste torneio organizado pela Câmara Municipal, através do GAJUVE – Gabinete de Apoio ao Associativismo e à Juventude, participam equipas que representam 16 freguesias do concelho, ficando apenas de fora a freguesia de Gondiães por manifesta incapacidade de encontrar atletas disponíveis. Esta situação que nos entristece a todos, fica a dever-se única e exclusivamente à desertificação tão evidenciada naquela freguesia. Sabe-se que em época de férias isto não aconteceria, uma vez que os filhos da terra não perderiam esta oportunidade de competir. O torneio tem os últimos jogos marcados para o próximo fim-de-semana, integrando o programa da Festa do Associativismo e das Colectividades. A final decorrerá no dia 20, domingo, pelas 17h00, no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos

Plano Operacional Municipal aprovado

No passado dia 11 de Maio, reuniu a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Cabeceiras de Basto, tendo aprovado o Plano Operacional Municipal para o corrente ano. Este Plano anual define, tendo em conta os critérios da Direcção Geral dos Recursos Florestais, a utilização dos diferentes recursos locais na vigilância da floresta, sejam os recursos técnicos humanos, sejam os recursos físicos disponíveis. A Comissão tomou conhecimento da aprovação do Plano Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios, plano plurianual vigente para os próximos cinco anos que deverá, no entanto, ser revisto anualmente tendo em conta as eventuais alterações entretanto surgidas. A Comissão tomou ainda conhecimento da proposta da autarquia de criação de uma Régie Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado da Floresta.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.