Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2007

SECÇÃO: Formação em acção

O inglês como um dos veículos base de formação

A língua inglesa tem vindo a crescer como instrumento base para a construção curricular de percursos formativos por aquilo que ela hoje representa internacionalmente, um veículo privilegiado de comunicação num quadro de acentuada mobilidade social. Esta, tem vindo a adquirir o estatuto de primeira língua na comunicação mundial: na comunidade negocial, nas tecnologias globais de informação, na ciência e na divulgação científica, de entre outras.
Portanto a aprendizagem das línguas, e mais propriamente do inglês, pode ser considerado como um processo através do qual o formando entre outros benefícios pode melhorar a sua qualidade de vida e empregabilidade, sendo também uma oportunidade de ultrapassar barreiras culturais e nacionais.
No entanto, toda esta aprendizagem deve ir ao encontro dos próprios interesses e experiências de vida do formando com o objectivo de suprimir as suas necessidades reais, daí o facto das suas preferências, dos seus hobbies, da sua rotina diária terem sido alguns dos temas abordados, trabalhando diferentes tipos de textos, diversos exercícios orais e escritos de modo a abranger a quatro macro - capacidades: ler, ouvir, falar e escrever, tão importantes na aprendizagem de uma nova língua. Pois não basta só saber falar, é necessário também que saibamos ler, escrever e compreender para que haja uma compreensão plena e uma comunicação correcta e clara com um possível emissor / receptor.
Outro dado importante, é que o formando se torne autónomo no que diz respeito à sua aprendizagem e que tente superar as suas próprias dificuldades usando um dos instrumentos mais importantes na aprendizagem de uma nova língua, o dicionário, procurando o significado de novas palavras, esclarecendo assim as suas dúvidas e enriquecendo o seu vocabulário, ou seja, tornando-se um agente activo na sua aprendizagem.
A aprendizagem do inglês será, portanto, sempre uma mais valia para qualquer pessoa, em qualquer idade, no presente ou no futuro.

Curso: Práticas Administrativas
Módulo: Língua Estrangeira
Entidade: Mútua de Basto

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.