Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2007

SECÇÃO: Região

No âmbito do Ciclo de Conferências “Políticas de Futuro” Cabeceiras debateu
“A Estratégia de Lisboa”

O deputado do parlamento europeu, Dr. Francisco Assis, deslocou-se no dia 4 de Maio, a Cabeceiras de Basto para falar ao numeroso público presente no Auditório Municipal, sobre a “Estratégia de Lisboa”. Esta iniciativa que se realiza no âmbito do Ciclo de Conferências “Políticas de Futuro” que a autarquia está a dinamizar desde 2006, integrou em simultâneo o programa da Semana da Europa que decorre neste concelho até ao próximo dia 9 de Maio, culminando com as comemorações do Dia da Europa.
Na sua intervenção o euro deputado, explicou os objectivos e as linhas que definem esta estratégia que visa transformar a Europa num espaço competitivo à escala global sem pôr em causa a coesão social e estabilidade ambiental, apostando no conhecimento, na inovação como factores de competitividade, coesão e emprego.

O Director Regional-Adjunto de Agricultura e Pescas do Norte, o Presidente da Câmara de Cabeceiras e o Deputado Dr. Francisco Assis
O Director Regional-Adjunto de Agricultura e Pescas do Norte, o Presidente da Câmara de Cabeceiras e o Deputado Dr. Francisco Assis
Mantendo intacta a sua oportunidade, a Estratégia de Lisboa, definida em 2000, alcançou resultados díspares nos vários países desta Europa plural, complexa, com fortes diferenças ideológicas, que é necessário afinar para que a solidez conceptual da estratégia se traduza em resultados concretos mais favoráveis. Relançada em 2005, esta Estratégia focalizou os seus objectivos no crescimento e no emprego, procurando promover a competitividade, a coesão e o desenvolvimento sustentável, através da solidez das contas públicas, da qualificação e da inovação. Trata-se, por isso, de um desafio difícil, mas estimulante, que exige a aplicação de medidas nos diversos estados membros e, também, em Portugal, articuladas com programas específicos de respostas, tais como o Plano Tecnológico que define uma estratégia nacional de crescimento baseado no conhecimento, na tecnologia e na inovação e no Plano Nacional de Emprego que traduz as prioridades de acção no domínio da formação e do emprego. Associados estão outros programas que visam dar respostas ao nível do desenvolvimento sustentável, como a promoção da igualdade de oportunidades, da equidade, da integração de pessoas com deficiência, da igualdade de género, do desenvolvimento cultural, da qualidade ambiental e da mobilização para a sociedade da informação. Esta Estratégia pretende também, dar consistência global a diversos programas de iniciativa pública, em preparação e implementação, capazes de funcionar como instrumentos de mobilização e concertação para iniciativas e acções dos agentes culturais, sociais e económicos da sociedade civil.





Nesta 12ª conferência, afloraram ainda temas como a modernização da administração pública e do mundo empresarial e a consequente adaptação às novas tecnologias, a liberalização de alguns sectores, a componente social, a flexisegurança, a mobilidade social, o valor do trabalho, a valorização do capital de informação, a flexibilidade, as parcerias público-privadas, as reformas em curso, a componente industrial entre outros factores determinantes para a construção de uma Europa mais sólida e mais forte. Europeísta convicto, o Dr. Francisco Assis, terminou, realçando a importância da Europa como espaço de referência, de liberdade e de pluralidade que deve continuar a desempenhar um papel activo à escala mundial.
Por fim, o Presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto, agradeceu a presença de todos, referindo que este tipo de iniciativas revestem-se de grande importância, na perspectiva cívica e política de informar, formar e sensibilizar a população para temas diversos, em espaço aberto, alargado, dinâmico e participado por todos aqueles que desejam e lutam por melhor qualidade de vida e desenvolvimento da sua terra.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.