Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-04-2007

SECÇÃO: Espaço Universitário

Software Autodesk gratuito chega às universidades

A Autodesk Portugal e a UMIC- Agencia para a Sociedade do Conhecimento assinaram um protocolo ao abrigo do qual estudantes, pessoal docente e administrativo e os investigadores das universidades e institutos politécnicos abrangidos pela iniciativa e –U Campus Virtual terão acesso a licenças gratuitas de software Autodesk.
“Esta parceria permite o acesso de estudantes, professores e investigadores do ensino superior a software com variadas aplicações, e de particular relevância para as áreas de arquitectura, engenharia civil e engenharia mecânica”, salienta o presidente da UMIC, Luís Guimarães.
O software Autodesk inclui aplicações para visualização, projecto mecânico, projecto de infra-estruturas, sistemas de informação geo-espacial e projecto de edifícios – Inventor Profissional EDU Student, AutoCAd Revir Building Séries EDU Student, Autodesk Civil 3D EDU Student (todos incluindo o AutoCAD), o Autodesk VIZ EDU Student e Autodesk Raster Design EDU Student.
Os alvos desta iniciativa poderão obter gratuitamente esclarecimentos on-line relativos a dúvidas técnicas, participar em fóruns, aceder a comunidades cientificas internacionais de várias universidades, bem como à biblioteca de conteúdos técnicos, às aulas de eLearning que os profissionais activos dos vários sectores utilizam na sua formação básica e avançada, e também à carreira de ofertas de trabalho que os clientes Autodesk publicam no portal.
Entre as vantagens proporcionadas às instituições de ensino incluem-se a dinamização de eLearning entre estudantes, a consciencialização dos estudantes para o respeito dos direitos de autor e pelo licenciamento de software, bem como as mais-valias proporcionadas pela utilização gratuita das versões mais avançadas das tecnologias Autodesk.
O protocolo prevê também o acesso a benefícios obtidos a partir do momento em que os domínios das varias universidades e instituições forem autorixzados no Portal Universitário da Autodesk (Student Community & Design Community – http://student.autodesk.com/”). O objectivo ´”contribuir activamente para a criação de serviços universitários on-line, para a produção e partilha de conteúdos académicos e científicos apoiados na criação de comunidades do ensino superior nacionais e internacionais”, refere o director-geral da Autodesk em Portugal, Jorge Horta.
A colaboração entre universidades e empresas, através do lançamento de uma bolsa de trabalho no domínio das tecnologias, é outro dos propósitos desta joint venture. “Aposta-se no fomento da criação de Serviços e conteúdos disponíveis 24 horas, dentro e fora da universidade, apoiando a utilização de computadores portáteis, instrumentos propiciadores da mobilidade no acesso ao conhecimento”, acrescenta Jorge Horta.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.