Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-04-2007

SECÇÃO: Região

Bombeiros Cabeceirenses comemoram o 58º aniversário

Em ambiente festivo, os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses apagaram as 58 velas do seu aniversário, ocorrido no passado dia 22 de Abril.
A jornada incluía a habitual cerimónia do hastear das bandeiras no Quartel da corporação, uma romagem de saudade ao cemitério municipal em homenagem aos mortos que serviram a causa dos bombeiros, o desfile do corpo operacional e da fanfarra até à Praça da República e a missa solene de acção de graças, celebrada pelo Padre Fernando Castro na Igreja do Mosteiro S. Miguel de Refojos.
A anteceder a eucaristia aquele sacerdote procedeu à bênção de uma nova ambulância adquirida há poucos meses. No baptismo desta viatura de socorro marcaram presença, para além dos membros de Direcção do Bombeiros, os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal e ainda os padrinhos, o conhecido empresário do “Cafécel”, Alberto Simões e esposa.

O Sr. Padre Fernando Castro benzeu a nova ambulância
O Sr. Padre Fernando Castro benzeu a nova ambulância
Seguiu-se um almoço de confraternização, que decorreu no Salão de Festas da Associação Humanitária dos Bombeiros Cabeceirenses, no qual participaram a quase totalidade dos cem voluntários que compõem a corporação, alguns presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e representantes dos Conselhos Directivos de Baldios. Na mesa de honra podiam ver-se os Corpos Directivos dos Bombeiros, com o seu presidente, Dr. Jorge Machado, à cabeça, membros do Comando e os presidentes dos órgãos da Autarquia Cabeceirense.
Aos brindes e a anteceder o corte do bolo de aniversário, usou da palavra o representante de uma delegação dos Bombeiros Voluntários de Agualva – Cacém, corporação que tem com a sua congénere cabeceirense um protocolo de geminação e que, por isso, foi convidada para a efeméride, seguindo-se o Comandante Duarte Ribeiro. Este aproveitou o ensejo para agradecer a participação nos actos comemorativos das autoridades locais, dos bombeiros e das suas famílias. Sublinhou também a importância das obras realizadas no Quartel onde acaba de ser construído um novo bar-convívio, espaço confortável e bem equipado que vem de encontro a uma velha pretensão dos bombeiros. Expressou, na circunstância, à Direcção da corporação o justo reconhecimento dos voluntários pela obra realizada.
O presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, deixou uma mensagem de parabéns muito afectuosa pelo 58º aniversário dos Bombeiros Cabeceirenses, congratulando-se, ao mesmo tempo, com a abertura do novo bar da corporação para o qual fez questão de anunciar um subsídio de 500 euros destinados à aquisição de plantas para a sua decoração.
Em breves palavras o presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e também presidente da Assembleia Municipal, Dr. Serafim China Pereira, felicitou os bombeiros e elogiou a Direcção liderada pelo Dr. Jorge Machado pela acção que vem sendo desenvolvida.
O Dr. Jorge Machado na sua intervenção mostrou grande satisfação pelo trabalho levado a cabo que disse pertencer, não a um homem só, mas a uma grande “orquestra” que actua em harmonia. Agradeceu a visita da delegação dos Bombeiros de Agualva-Cacém. Recordou aqueles que serviram a corporação e que já faleceram, congratulando-se, de seguida, pela conclusão da sala de convívio-bar, obra que beneficiou de uma candidatura do Programa Líder da Probasto. Anunciou, mais à frente, o lançamento de uma campanha de sócios com vista a criar melhores condições financeiras aos bombeiros. Agradeceu reconhecido ao empresário da “Cafécel”, Alberto Simões, o contributo oferecido aos Bombeiros Cabeceirenses para a nova ambulância, do qual resultou o convite da corporação para ser padrinho da viatura.
Alberto Simões  é o padrinho da nova viatura
Alberto Simões é o padrinho da nova viatura
O Dr. Jorge Machado anunciou, finalmente, as necessidades da corporação consubstanciadas numa nova ambulância e um carro de combate a incêndio, por forma a tornar os Bombeiros Cabeceirenses mais dinâmicos e mais fortes.
O presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto fechou as intervenções fazendo votos de felicitações aos Bombeiros Cabeceirenses destacando, na ocasião as acções desenvolvidas e os altos serviços prestados à comunidade. Congratulou-se com a qualificação dos bombeiros e a melhoria das suas instalações comprometendo-se, continuar a dar toda a colaboração, com o objectivo de fazer desta corporação uma das melhores do país. Exaltou ainda o exemplo do empresário Alberto Simões por ter dado um prestimoso apoio aos bombeiros.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.