Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

SECÇÃO: Breves

Ribeira de Pena
II Seminário Camilo e Ribeira de Pena

No dia 13 de Setembro de 2014 realizou-se no Auditório Municipal o II Seminário Camilo e Ribeira de Pena. Um evento destinado aos amantes da Literatura Portuguesa tendo por base um dos seus maiores vultos, Camilo Castelo Branco, que neste concelho transmontano viveu, casou e tanto se inspirou.
Além das intervenções dos oradores, os cerca de noventa participantes desta segunda edição do evento tiveram ainda oportunidade de assistir à peça de teatro "Call Center Literário: em que posso ser útil?", encenada pelo professor Joaquim Jorge Carvalho com a participação dos alunos da EB 2,3/S de Ribeira de Pena. De seguida foi-lhes proporcionado um almoço Camiliano, onde foi possível degustar algumas iguarias regionais inspiradas na literatura de Camilo.
Após a visita a alguns locais ribeirapenenses ligados ao escritor, foi inaugurada a exposição "Camilo e Ribeira de Pena: Os Espaços Camilianos", exposição de fotografias antigas que permanecerá na Casa de Camilo – Friúme, até Março de 2015.
Este seminário foi organizado pela Câmara Municipal de Ribeira de Pena com o apoio da Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo, do Grémio Literário Vila-Realense, da Associação Cultural Amigos de Gaia e do Centro de Estudos Camilianos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.